Restaurantes Universitários da UFMG voltam a funcionar como antes da pandemia

Volta do almoço aos sábados nos RUs marca o retorno do ensino 100% presencial na UFMG. RU da Faculdade de Direito tem reabertura adiada.

25 de março de 2022 - , , , , ,

Restaurante Universitário do campus Saúde. Foto: Fump

Com o retorno do ensino 100% presencial na UFMG, na próxima segunda-feira (28), a comunidade acadêmica deve ficar atenta aos horários de funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs). Devido ao ensino remoto/híbrido nos últimos semestres letivos, será a primeira vez que muitos alunos vão se alimentar nos RUs da UFMG.

Fechados desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19, os Restaurantes Universitários têm voltado gradativamente a funcionar. O RU Campus Saúde e o RU ICA, em Montes Claros, foram os primeiros a reabrir, em outubro de 2020, porque muitas atividades desenvolvidas nesses campi não são adaptáveis ao modelo remoto. Com a implementação do ensino híbrido na Universidade, em outubro de 2021, houve o retorno do RU Setorial I, no campus Pampulha, e na última quarta-feira (23), na reta final das férias escolares da UFMG, o RU Setorial II, também no campus Pampulha, foi reaberto para almoço.

Todos os Restaurantes Universitários da UFMG, de responsabilidade da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), ganharam nova configuração antes de reabrir, com mesas mais espaçadas, estrutura de acrílico sobre as mesas para evitar contato direto entre os usuários e sinalizações com lembretes das medidas de biossegurança. Também foram feitas adaptações individuais em cada restaurante, como no caso do RU Setorial II, que ganhou ventilação mecânica para melhorar a renovação do ar no estabelecimento.

Com a volta completa dos serviços dos restaurantes, o RU ICA, o RU campus Saúde e o RU Setorial I voltarão a servir almoço aos sábados como era antes do início da pandemia. Veja a tabela com os horários e serviços oferecidos a partir da semana que vem:

RUCAFÉ DA MANHÃALMOÇOJANTAR
 Segunda a sextaSegunda a sexta Sábados Segunda a sexta
Setorial I11h às 14h 11h30 às 13h30 17h30 às 19h
Setorial II7h às 8h1011h às 14h —
Campus Saúde7h às 8h11h às 14h 11h30 às 13h30 17h30 às 19h

RU da Faculdade de Direito

O RU da Faculdade de Direito permanecerá fechado por mais alguns dias. Com o objetivo de mitigar a transmissão do novo coronavírus, o restaurante passa, atualmente, por uma reforma, que visa melhorar a renovação do ar no ambiente. A entrega de peças dos novos dutos está prevista para o início da próxima semana. Assim que finalizada a estrutura, o RU será reaberto e a Fump divulgará as informações de funcionamento. A previsão é que isso ocorra ainda nas primeiras semanas de aula.

Alimentação e Assistência Estudantil

Com o compromisso da Assistência Estudantil da UFMG de garantir alimentação, durante toda a vida acadêmica, e desde a suspensão das atividades presenciais, houve o pagamento de um auxílio financeiro mensal, com valores entre R$ 120 e R$ 270, para cerca de oito mil estudantes atendidos pela Fump, nos níveis I, II e III de classificação de vulnerabilidade social, que permaneceram em ensino remoto. Esse benefício foi extinto, no último mês, porque a alimentação voltará a ser oferecidas nos Restaurantes Universitários.

Para acessar os RUs, os estudantes devem apresentar no caixa a carteira única da UFMG ou comprovante de matrícula acompanhado de documento oficial com foto e CPF. As refeições têm preços diferenciados para as diversas categorias. Os estudantes assistidos no nível I têm gratuidade no café da manhã, almoço e jantar. Os alunos assistidos nos níveis II e III têm gratuidade no café da manhã, além de almoço e jantar a R$ 1,00. Já os assistidos no nível IV (específico para acesso aos RUs) têm almoço e jantar R$ 2,90. Demais alunos pagam R$ 5,60.

Com Assessoria de Comunicação da Fump