Reumatismo: conheça e entenda esse grupo amplo de doenças

Artrite, artrose, lúpus e fibromialgia são alguns exemplos de doenças conhecidas como reumáticas.


29 de outubro de 2018


Programa destaca as principais enfermidades do grupo das doenças reumáticas, como elas se manifestam e como conviver e melhorar seus sintomas.

*Marcos Paulo Rodrigues

Reumatismo é um termo popular que serve para designar doenças que acometem, por exemplo, os sistemas muscular e osteoarticular, como articulações, ligamentos e ossos. Artrite, artrose, lúpus e fibromialgia são alguns exemplos de doenças dentro desse grupo amplo de enfermidades consideradas reumáticas.

Foto: Carol Morena.

Maria Raquel da Costa é reumatologista e coordenadora do serviço de reumatologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Ela explica que esse conjunto de doenças é amplo e costuma afetar o aparelho locomotor, articulações, músculos, ligamentos e ossos, bem como o tecido conjuntivo, presente em vários órgãos do corpo como pele, olhos, ligamentos e vasos sanguíneos. “Atualmente, mais de cem doenças são consideradas reumáticas, desde doenças mais comuns como a fibromialgia ou artrite reumatoide, até doenças mais raras, como o lúpus ou espondilite anquilosante, que são menos conhecidas”, esclarece.

Mesmo com a variedade de doenças, alguns sintomas e manifestações são comuns e abrangem o maior número de enfermidades do grupo, como dor e inflamação articular.  “A gente pode ter também inflamação do olho, da pele e de outros órgãos internos, inclusive”, completa Maria Raquel.

A população acometida por essas doenças também varia. Segundo a Maria Raquel da Costa, as enfermidades do grupo podem ser mais comuns em determinados grupos, conforme o sexo e a idade. No entanto, a especialista pontua que as doenças desse grupo podem atingir qualquer indivíduo. “Temos, inclusive, doenças que acometem as crianças. Existem doenças reumáticas específicas da infância, como a artrite idiopática juvenil. Por outro lado, há doenças como o lúpus, que podem acometer crianças ou adultos”, explica.

Com o grande número de enfermidades reunidas no grupo, o impacto para a saúde pública é significante. De acordo com a reumatologista, essas doenças estão entre as primeiras causas de afastamento do trabalho e de gastos com a saúde. “Na medida em que se consegue controlar as doenças infecciosas, por exemplo, as doenças reumáticas vão ganhando uma maior importância em relação à saúde pública, maiores gastos e afastamento do trabalho”, conclui.

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 187 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.

*Marcos Paulo Rodrigues– estagiário de Jornalismo

Edição: Karla Scarmigliat