Reunião científica da pediatria aborda doenças renais em crianças


22 de agosto de 2018


Foto: Arquivo pessoal

Encontro mensal no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, que aconteceu hoje, 22 de agosto, debateu sobre os avanços científicos em relação as doenças renais em crianças.  A professora do Departamento  e integrante da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG, Ana Cristina Simões, ressaltou a importância do tema. De acordo com ela, “já existem tratamentos para essas doenças, mas ainda de forma precária”.

“As doenças renais estão prevalentes em pediatria, por isso a professora Ana Cristina procurou abordar inúmeros achados da pesquisa científica sobre o assunto. Inclusive, a maioria foi realizada pela UFMG ou em parceria com ela”, contou a coordenadora da ação, professora Liubiana Arantes de Araújo Regazzoni. Entre os assuntos abordados por Ana Cristina, estava a síndrome nefrótica, doença ocasionada quando o corpo excreta proteína em excesso na urina, e a má formação dos rins e do trato urinário.

Essa foi a primeira vez que o encontro ocorreu das 7h30 às 8h30, horário que será padrão para os próximos. Para a coordenadora, com a mudança no horário dos encontros, a adesão tende a ser maior, já que “houve uma melhora significativa no número de participantes hoje”.

O próximo encontro será dia 19 de setembro.

A reunião

As reuniões científicas são promovidas pelo Departamento de Pediatria da Faculdade e aberta aos profissionais da área de saúde e demais interessados. Seu principal objetivo é divulgar e debater conhecimentos científicos relevantes de temas atuais relacionados à assistência integrada e de qualidade da criança e adolescente.