Revolução genética é o tema do UFMG Talks de novembro

31 de outubro de 2019 - , , ,

Uma revolução tecnológica sem precedentes já permite a edição do DNA de praticamente qualquer organismo. A tecnologia pode permitir o diagnóstico e o tratamento de doenças diversas que têm causas genéticas, tornar plantações e rebanhos mais resistentes a pragas e doenças, evitar a rejeição de órgãos transplantados.

Mas quais são os dilemas que acompanham a capacidade de alterar facilmente o genoma de um organismo, incluindo o do ser humano? O UFMG Talks de novembro vai conversar sobre este tema com o professor Ivan Domingues, da Filosofia, e a professora Silvia Guatimosim, da Biologia. Eles apresentarão pesquisas de ponta desenvolvidas na universidade e abordarão também as implicações éticas decorrentes do avanço desta tecnologia.

O evento será no dia 6 de novembro de 2019, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade. O UFMG Talks tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria do CCBB no dia do evento, a partir das 18h, sujeito à lotação. Após uma breve apresentação de cada professor, o encontro abre o debate para o público, que participa enviando perguntas pelo WhatsApp.

Os convidados

Ivan Domingues é professor titular do Departamento de Filosofia da UFMG e atua em várias áreas da filosofia contemporânea, como teoria do conhecimento, epistemologia das ciências humanas, hermenêutica do texto filosófico, filosofia da técnica, ética e conhecimento. Possui graduação (1975) e mestrado (1980) em Filosofia pela UFMG, e doutorado (1989) em Filosofia pela Sorbonne, Université de Paris I, na França. É coordenador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), onde desenvolve a pesquisa “As biotecnologias e o futuro da humanidade”. Foi um dos fundadores e é ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG) e foi agraciado com o Prêmio Fundep/UFMG em 2005.

Silvia Guatimosim é professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG e atua em pesquisas sobre Cardiologia Molecular com ênfase em nanobiologia, sinalização intracelular de cálcio, cardiomiócitos, acoplamento excitação-contração, disfunção cardíaca e geração de novos modelos geneticamente modificados. Possui graduação (1993) e doutorado (1999) em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. De 1999 a 2003, fez pós-doutorado na University of Maryland, nos Estados Unidos, onde foi professora visitante de 2003 a 2004. Atualmente, também atua como professora visitante do Pediatrics Boston Children’s Hospital na Harvard Medical School.

Ivan Domingues e Silvia Guatimosim são os expositores convidados do evento. Fotos: Foca Lisboa e Marcus Vinícius dos Santos

(Centro de Comunicação da UFMG)