Risoleta Neves intensifica campanha para incentivar a doação de sangue


10 de junho de 2020 - ,


Durante o mês, o Hospital Risoleta Tolentino Neves terá ações especiais em função do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho.

Neste momento de pandemia da Covid-19 o cenário é ainda mais desafiador. “Nesse contexto da pandemia do novo coronavírus, é preciso intensificar as ações de conscientização para a garantia do estoque de sangue e hemocomponentes da Fundação Hemominas que, neste momento, tem enfrentado baixa de reserva”, comenta a dra. Márcia Kanadani,  da Agência Transfusional do Risoleta. 

No Hospital, por meio da Agência Transfusional, responsável pela captação de doadores e a gestão do estoque, são utilizadas mensalmente, mais de 600 bolsas de sangue nos serviços de assistência. 

As ações internas para reforçar a data e a importância do tema foram:

  • Iluminação especial em apoio à data como uma forma de agradecer aos voluntários que ajudam a salvar vidas e um lembrete sobre a importância da doação de sangue;
  • Disponibilização de flipchart com dados da doação de sangue próximo ao Refeitório do Hospital e divulgação nos desktops dos computadores, para ressaltar o tema junto aos trabalhadores;
  • Inserção de vídeos sobre doação de sangue nas TVs corporativas instaladas nas recepções do Risoleta, atingindo usuários do Hospital;
  • Divulgação de filtro personalizado para fotos no Facebook, com foco na população em geral – link www.facebook.com/profilepicframes, digitar “Junho Vermelho Risoleta” e selecionar a imagem.        

Como a população pode doar

A população pode agendar doação através do site hemominas.mg.gov.br ou discar 155 (opção 1). Os cidadãos também podem utilizar o smartphone, baixando o aplicativo MG APP (disponível para Android e iOS) e buscando por “Hemominas”.

Ao comparecer no posto de coleta, mencionar que a doação é em nome do Hospital Risoleta Neves. 

Campanha mundial e nacional

Criada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (1868-1943), que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

No Brasil, os serviços relacionados à doação de sangue são organizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em que uma hemorrede atua para fornecer sangue e seus derivados a quem precisa.


Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Neves


Leia também: