Roda de conversa esclarece sobre vacinação infantil contra covid-19 e testagem para crianças

Evento é online, gratuito e aberto ao público.


03 de fevereiro de 2022 - , , , , , ,


O “Covid em Foco”, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, promove mais uma roda de conversa on-line, na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022, às 11h. Desta vez o tema do debate será “Covid-19 em crianças: vacinas e exames”, abordando a importância da imunização, do ponto de vista das crianças e do coletivo, diferenças entre as vacinas, seus efeitos colaterais e eventuais riscos, além de quando fazer o teste, quais testes, em quais situações e a autotestagem. A transmissão será pelo canal do IEAT no Youtube e a gravação ficará disponível.

O evento é aberto a todos os interessados em saber mais sobre vacinas e exames para covid-19 no contexto pediátrico.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a hora do evento pelo site Even3 (clique aqui). Haverá certificado de participação para os inscritos.

“Já houve duas rodas de conversas anteriormente. A primeira abordou a volta às aulas, protocolos e questões de segurança, como o uso de máscara. Na segunda, a temática foi em relação a ciência e a importância da criança se vacinar. Mas agora sentimos a necessidade de poder contribuir tirando mais dúvidas, principalmente dos pais e educadores, sobre a vacinação e os testes, bem como a liberação da autotestagem pela Anvisa”, conta a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Cristiane Dias, coordenadora do projeto e do evento.

“Estamos tendo uma baixa adesão à vacinação infantil contra a covid-19. Apenas cerca de 20% das crianças estão sendo imunizadas e isso é muito pouco. Significa que elas continuam vulneráveis”, alerta a especialista. Ela comenta que, apesar de ser em menor grau em comparação aos adultos, as crianças também podem ter sintomas graves da doença.

“A vacina reduz o risco de hospitalização por covid, de óbito ou de complicações pela covid longa, como falta de memória, alterações motoras, de paladar e olfato, entre outras”.

A especialista ressalta que a vacinação também contribui para diminuir a circulação do vírus na população:

“Enquanto tivermos grupos vulneráveis não vacinados, temos um risco maior da covid continuar descontrolada e de aparecer novas variantes, como aconteceu com a Delta e Ômicron. É muito importante que as crianças sejam vacinadas contra o coronavírus, fiquem protegidas e possam contribuir com esse pacto coletivo que é a imunização”.

Cristiane Dias

A roda de conversa conta com a participação das professoras da Faculdade de Medicina da UFMG Cristiane Dias, coordenadora do evento, Maria do Carmo Barros de Melo, ambas do Departamento de Pediatria; Dulciene Maria de Magalhães Queiroz, do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade e, do professor emérito da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, José Geraldo de Ribeiro.

Cristiane reforça o convite para todos participarem e levarem suas dúvidas ao evento, enviando pelo chat durante a transmissão, ou encaminhando para o email ufmg.explica@gmail.com e pelo Instagram @ufmg.explica.

Covid-19 em crianças: vacinas e exames
9 de fevereiro de 2022      11h
Aberto ao público
Inscrições online e gratuitas: www.even3.com.br/covid_crianca_vacinas_exames
Mais informações: ufmg.explica@gmail.com e @ufmg.explica.
Link da transmissão: