Ruído auditivo mesmo em ambientes silenciosos? Saiba o que é o zumbido

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20% da população mundial tem algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido.


17 de fevereiro de 2025 - , , ,


* Alexandre Temponi

Zumbido é a presença de um som sem que a fonte sonora esteja presente no ambiente. É como define a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Patrícia Mancini. Ela afirma ainda que é importante explicar que o zumbido é um sintoma, não uma doença específica, e descobrir sua causa é fundamental para seu tratamento.

O zumbido, na maioria das vezes, está ligado a alguma perda auditiva, aparecendo então como um mecanismo de compensação da via auditiva. Dessa forma, o córtex auditivo é estimulado, gerando a percepção de som para o indivíduo. Normalmente, esse zumbido possui apenas um som, porém existem pessoas que possuem dois tipos de zumbidos diferentes.

A professora explica também que o zumbido pode estar relacionado, principalmente em jovens, ao uso dos fones de ouvido. Isso acontece devido ao excesso de ruídos e sons aos quais o jovem está exposto, causando uma perda auditiva cada vez mais precoce. A professora Patrícia adverte que fones intra-auriculares são mais nocivos à saúde auditiva, e também que a intensidade do som tem fator fundamental na perda auditiva. Em muitos casos o zumbido pode gerar outros sintomas, principalmente de origem psicológica.

“Alguns indivíduos vão perceber este som e não se incomodar. Porém outros indivíduos podem ter sentimentos ruins despertados, como: angústia, ansiedade e preocupação por não saber se trata de alguma doença grave ou perda auditiva”.

Professora Patrícia Mancini

Tratamento do zumbido

Segundo a professora, o tratamento do zumbido é multiprofissional. Primeiramente, é de suma importância descobrir qual a causa do problema. Caso esteja associada a alguma perda auditiva, o uso de algum aparelho de audição pode ser recomendado. Mesmo assim, em muitos casos, o zumbido pode permanecer. Já quando as causas envolvem outras doenças, em sua maioria, após o tratamento da enfermidade que está causando o zumbido, ele desaparece.

Por fim, a professora aconselha que estejamos sempre atentos com nossa saúde auditiva. Não usar fones de ouvidos com volume muito alto, evitar lugares com ruído excessivo, tratar as infecções adequadamente e consultar um otorrinolaringologista regularmente.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre o zumbido. Iremos explicar o que é, além de suas causas e sintomas. Também abordaremos quais os tratamentos recomendados para essa condição.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno