Sabará é tema do próximo Curso de História da Medicina

02 de outubro de 2007

“A História da Medicina em Sabará e região” é o tema da palestra desta semana do Curso de História da Medicina, que acontece na próxima sexta-feira, 5 de outubro.

O palestrante convidado é Gilberto Madeira Peixoto, professor aposentado, fundador da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT), co-fundador da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e fundador do Instituto de História da Medicina (IMHM).

Segundo Gilberto Peixoto, em sua palestra ele irá abordar como era o atendimento em saúde no final do século XVII e início do século XVIII, lembrará os promórdios da Santa Casa de Belo Horizonte, desde sua organização, e ainda contará um pouco da trajetória de professores de medicina notáveis do século XX, como Virgílio Monteiro Machado, pneumologista, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Ele também falará sobre o primeiro livro dirigido a médicos lançado no Brasil, Erário Mineral, escrito em 1735, do português Luis Gomes Ferreyra, cuja versão fac simile foi editada pelo Centro de Memória da Medicina da UFMG (Cememor), que também oferece o curso de História da Medicina.

O curso é gratuito e aberto ao público leigo. As palestras acontecem sempre às sextas-feiras, de 11h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas até instantes antes do início da aula, no Cememor, sala 22 da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Professor Alfredo Balena, 190. Santa Efigênia. BH).

O tema do Curso de História da Medicina do dia 19 de outubro será “Thomas Mann e a medicina”, com o palestrante Sérgio Mudado.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação: Anderson Siqueira – Estudante de Jornalismo