Sai edital de revalidação de diploma estrangeiro


26 de fevereiro de 2013


O edital do processo de revalidação de diplomas de graduação expedidos por universidades do exterior já pode ser acessado no site da Pró-reitoria de Graduação da UFMG.

São aceitas, sem restrição, inscrições de portadores de diplomas outorgados por todas as instituições estrangeiras de ensino superior, sem limitação de número de inscritos por curso. As inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet, vão das 12h de 18 de março até 23h59 de 11 de abril de 2013 (horário de Brasília). O edital inclui os 52 cursos reconhecidos na UFMG, inclusive Medicina.

O envio da documentação do processo à UFMG deve ser feito de 12 a 19 de abril por meio dos serviços de encomenda expressa dos correios (Sedex). Os documentos exigidos estão disponíveis aqui.

Os requerentes que participaram do processo do ano passado e que tiveram seus pedidos indeferidos poderão solicitar o aproveitamento da documentação já enviada em 2012, como parte da revalidação de 2013, desde que declarem essa opção no campo específico do formulário online e efetuem as demais etapas necessárias.

A UFMG dispensa a autenticação em cartório e a tradução juramentada da maioria dos documentos. Não é exigida a nomeação de procurador, despachantes ou advogados para fazer a inscrição. A documentação deverá ser enviada exclusivamente por Sedex.

A previsão da Universidade é de que o parecer conclusivo seja emitido em até seis meses após a recepção dos documentos relativos ao processo.

Isenção de taxa
O interessado em obter a isenção parcial ou total da taxa de inscrição (R$ 1.172,20 para o curso de Medicina e de R$ 703,30 para os demais cursos) deverá solicitar a realização do processo de análise socioeconômica por meio do preenchimento de questionário específico, disponível no site da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

A documentação solicitada pela Fump para comprovação de situação de baixa renda deve ser apresentada pessoalmente, por procurador ou via Sedex, exclusivamente na sede da entidade, em Belo Horizonte (avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José – Belo Horizonte/MG). O pedido online de isenção e o envio de documentos devem ser feitos até 1º de março.

(Com Assessoria de Comunicação da Prograd)