Saiba o que pode ser feito quando uma pessoa engasgar

Além do engasgo, programa de rádio dá dicas de primeiros socorros para os seguintes acidentes com números elevados no país: queimadura, afogamento, picada de animal peçonhento e choque elétrico


27 de março de 2015


Além do engasgo, programa de rádio dá dicas de primeiros socorros para os seguintes acidentes com números elevados no país: queimadura, afogamento, picada de animal peçonhento e choque elétrico

saudecomcienciaAcidentes domésticos representam a principal causa de óbitos em crianças de até nove anos, segundo dados do Portal Brasil. Entre esses acidentes, que costumam ocorrer por um descuido dos pais ou pela própria curiosidade dos pequenos, está a asfixia por alimentos ou pequenos objetos.

Introduzindo o assunto, a pediatra e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Priscila Liu, explica porque acontecem casos de engasgo. “Nós temos duas vias: a alimentar e a que passa o ar, que seria a traquéia. Quando o objeto se encaminha para o local errado e não é obstruído por um ‘tampa’ que a gente tem nesse local – a glote –, ele acaba obstruindo a passagem do ar e ocasionando o que a gente conhece como engasgo”.

A fim de evitar acidentes semelhantes, especialistas propõem cuidados preventivos como meta de todas as medidas de tratamento em qualquer situação de emergência. Como nem sempre é possível “antecipar” tais fatalidades, é importante ter uma noção de como reagir, uma vez que existem, em geral, técnicas específicas de primeiros socorros.

Manobra de Heimlich é utilizada em caso de emergência para desimpedir as vias aéreas superiores. Crédito: http://www.emforma.net/

Manobra de Heimlich é utilizada em caso de emergência para desimpedir as vias aéreas superiores. Crédito: http://www.emforma.net/

Técnicas contra o engasgo

De acordo com Priscila Liu, o procedimento mais adequado na pessoa adulta é a Manobra de Heimlich, que pode ser definida como compressões abdominais para ajudar no deslocamento do alimento. “A gente faz essas compressões com as duas mãos em torno do abdomem da pessoa. A mão direita fechada, colocada na região entre o umbigo e o osso esterno (a ponta do osso que temos na frente do tórax), com a mão esquerda sobre ela. Deve-se fazer uma pressão para cima e para dentro até que esse corpo estranho seja expelido”, resume.

Em crianças pequenas, o procedimento é praticamente o mesmo, mas o socorrista pode ficar ajoelhado ou sentado com ela no colo para facilitar a manobra. Já para crianças menores de um ano, chamadas de lactentes, é necessária uma técnica diferenciada. “O adulto deve estar sentado com a criança em seu colo, apoiada no joelho e na perna da pessoa, de forma que a barriga e a cabeça fiquem para baixo. O adulto irá fazer cinco ‘golpes’ nas costas da criança, utilizando o chamado calcanhar da mão entre os ossos escapulares dela. Depois vira a criança e faz cinco compressões utilizando dois dedos em cima do osso esterno. Essas compressões devem ser feitas tanto de um lado quanto de outro, até o corpo estranho ser expelido”, acrescenta a pediatra.

Esses procedimentos são válidos somente se as crianças ou adultos estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar o mais breve possível. Até lá, técnicas de ressuscitação, que consistem em duas ventilações (o popular boca a boca) e trinta compressões no peito, também utilizadas em casos de afogamento, podem ser úteis.

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência, que apresenta a série Primeiros Socorros: emergências! entre os dias 30 de março e 03 de abril de 2015, é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM.

Ele também é veiculado em outras 97 emissoras de rádio, que envolvem as macrorregiões de Minas Gerais e os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.