Saiba quais os cuidados importantes após o nascimento do bebê

Entenda quais exames e vacinas são fundamentais para saúde do bebê no primeiro mês de vida


26 de dezembro de 2019 - , , , , ,


Foto: Pixabay

A escolha do enxoval, a preparação do quarto e todos os cuidados com a gestante no pré-natal fazem parte do ritual para receber a criança. O nascimento é um dos momentos mais aguardados pela família, mas também é um período decisivo para o diagnóstico e prevenção de doenças que impactam a qualidade de vida do bebê. Esses cuidados nos primeiros dias de vida envolvem exames e vacinas, como os testes do pezinho, olhinho e coraçãozinho, disponíveis na rede pública de saúde.

A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Elaine Alvarenga, conta que é possível identificar e tratar doenças graves a partir desses exames, o que diminui os riscos de evolução e sequelas por complicações dessas doenças. “Se a criança for doente e não foi detectada precocemente, perde a oportunidade do tratamento e assim pode evoluir com sequelas”, alerta. Essas complicações podem ser graves e sem chances de cura, como o retardo mental ou a morte do bebê.

Para o diagnóstico precoce, é fundamental que os responsáveis pelo recém-nascido façam os exames de acordo com o período indicado. O teste do coraçãozinho, por exemplo, deve ser feito entre 24 a 48 horas de vida. O teste do olhinho é logo após o nascimento e o teste do pezinho possui um período maior: do terceiro ao quinto dia de vida. Caso seja identificada alguma alteração, possivelmente a criança fará outros exames para confirmar o diagnóstico, como explica a professora Elaine.

“No caso das cardiopatias do coração, pode ser solicitado o ecocardiograma, além da realização de exame físico minucioso e detalhado em todo recém-nascido, pois algumas cardiopatias críticas não são detectadas no teste do coraçãozinho”, conta a professora. 

Teste do coraçãozinho:

Teste do coraçãozinho. Foto: Assembleia Legislativa do Tocantins

É colocado um sensor (disponível em todos os hospitais) para verificar a saturação de oxigênio em um dos pés e outro na mão direita do bebê. O valor deve ser maior ou igual a 95% no membro superior direito e membro inferior. A diferença entre o pé e a mão deve ser menor que 3%.

Teste do olhinho:

Teste do olhinho. Foto: Prefeitura de Paulista (PE)

Exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação do reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, não tenha nenhum obstáculo na entrada e saída de luz pela pupila, como catarata, glaucoma congênito, entre outros.

Teste do pezinho:

Teste do Pezinho (exame realizado pleo Nupad em Minas Gerais). Foto: Nupad

Realizado em laboratório, o teste é feito a partir de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido e colhidas em papel filtro. O exame mostra se o bebê tem alguma alteração que possa indicar o diagnóstico de uma doença de origem genética grave ou que se desenvolveu no período fetal (congênita).

Imunização

A vacinação também é um cuidado para o bebê para prevenir doenças graves. De acordo com a professora Elaine Alvarenga, as vacinas “estimulam o organismo a produzir respostas imunológicas a fim de proteger contra determinada doença”.

Ela destaca que no primeiro mês de vida da criança deve-se administrar a dose única de BCG, para prevenir a tuberculose, e as duas primeiras doses da vacina contra hepatite B. Assim, a partir desses cuidados nos primeiros 30 dias do bebê, a família consegue garantir melhor qualidade de vida para a criança, sem o risco de sequelas graves durante seu desenvolvimento.

Toda a vacinação básica é gratuita e disponibilizada nos centros de saúde ou pela a equipe de saúde que cuida da família. É importante seguir o calendário vacinal, bem como as campanhas, como informa a Caderneta de Vacinação, documento imprescindível para o acompanhamento da imunização.

Além dessa, o Ministério da Saúde também disponibiliza a Caderneta de Saúde da Criança, um documento importante para acompanhar a saúde e o desenvolvimento dos pequenos, com orientações aos pais, como informações sobre o registro do bebê, os direitos, amamentação, alimentação e ambiente onde as crianças vivem, entre outras questões de saúde. Clique aqui para conferir.