Salas de videoconferência são inauguradas na Faculdade

07 de outubro de 2016

IMG_1661A Faculdade de Medicina da UFMG inaugurou na manhã dessa sexta-feira, 7 de outubro, as salas de videoconferência do Centro de Pós Graduação (CPG). A sala, que passou por reformas recentemente, conta com uma tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência.

Durante a solenidade de inauguração, o coordenador técnico de informática do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), Kaiser Bergmann, que auxiliou no desenvolvimento do projeto, explicou que a sala tem capacidade para cinco vídeos, em cinco pontos de videoconferência e em alta definição, full HD. “Isso nos permite ter uma qualidade excepcional nas transmissões”, comentou.

“A sala foi projetada pensando no que ela poderia agregar para a instituição, através da utilização de novas tecnologias. Nesta sala nós podemos fazer a convergência entre dispositivos, por exemplo, fazer videoconferências por tablets, celulares, computadores”, explicou. “O grande diferencial e potencialidade é isso, oferecer interoperabilidade: poder usar aparelhos diferentes e colocá-los para interagir entre si. Poder compartilhar informações em equipamentos distintos, o que não é possível em uma videoconferência tradicional”, completou. Ainda segundo Kaiser, o convidado receberá um login e uma senha para participar de forma interativa da videoconferência.

Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, as novas salas representam um enorme ganho para a Faculdade. “O objetivo é dar um salto em tecnologia e comunicação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unidade. Com uma estrutura como essa, poderemos ter membros de banca dos mais diversos estados e até de outros países, possibilitando a redução de distâncias, a melhoria da qualidade das nossas atividades, o aumento das nossas possibilidades e a redução de custos”, destacou. Tarcizo ainda colocou as salas à disposição para atividades de outras unidades da UFMG.

Segundo o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, é preciso utilizar a tecnologia a favor da Universidade. “Essa inauguração mostra para toda a Instituição que é possível usarmos a tecnologia em nosso benefício, com qualidade exemplar. A alta definição e a transmissão em HD vão possibilitar que as defesas possam ocorrer em parceria com outras instituições, do país ou do exterior, e essa participação muito engrandece e valoriza a qualidade do trabalho aqui desenvolvido”, comentou.

IMG_1724 (89)Além da sala principal de teleconferência, que é equipada com câmeras que podem captar tanto o aluno, quanto os participantes da banca e plateia, o projeto conta com dois equipamentos móveis (televisões de 55 polegadas e câmaras que podem ser deslocadas por toda a Faculdade), disponíveis também para outros eventos de grande porte. Há, ainda, o servidor que faz todo o processamento de imagens, ou seja, um centro que vai possibilitar interoperabilidade entre os aparelhos distintos; e uma sala reservada, na qual examinadores e professor que estiverem à distância podem debater.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade a pró-reitora de Pós-Graduação da UFMG, Denise Maria Trombert de Oliveira; o vice-diretor da Faculdade, Humberto Alvez; e o subcoordenador geral do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, Edson Samesima Tatsuo.

Homenagens

Os deputados federais Saraiva Felipe, Reginaldo Lopes, Gabriel Guimarães e Jô Moraes foram homenageados por proporem emendas parlamentares para a compra de equipamentos na Faculdade de Medicina, entre eles, para as salas de videoconferência do Centro de Pós Graduação.

IMG_1759 (112)O deputado federal Saraiva Felipe vê com bons olhos essa integração entre a Universidade e a política. “É uma forma de destinar recursos para além das necessidades locais, mas a uma Instituição que, na verdade, há mais de um século, tem uma repercussão muito grande na área de ensino, pesquisa de extensão em Minas Gerais”, avaliou.

Para o deputado Reginaldo Lopes, os orçamentos das Universidades são todos já com destinação e, através das emendas, é possível permitir uma inovação na Faculdade. “No caso aqui da Medicina, é importante uma sala de videoconferência para a Pós-Graduação, porque permite troca de conhecimentos e a internacionalização, que é fundamental para ampliar nossa presença no mundo”, explicou.

O deputado Gabriel Guimarães não pôde comparecer, mas encaminhou uma mensagem de agradecimento. “Agradeço o convite, desejo sucesso aos alunos, técnicos e professores que agora contarão com a praticidade e a modernidade das salas de videoconferência”.

Da mesma forma, a deputada Federal Jô Moraes, que não pôde estar presente, agradeceu a homenagem. “Sei o quanto lutaram e lutam para manter esta instituição de ensino, pesquisa e saber entre as melhores de Minas, do Brasil e do mundo. Sei o quanto é fundamental a tecnologia que promove interação e integração, encurta espaços, viabiliza, transmite e agrega conhecimentos”.

Confira mais fotos da solenidade:

(Fotos: Débora Nunes)