Sandra Goulart Almeida é reconduzida ao cargo de reitora da UFMG

Ela e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira cumprirão novo mandato de quatro anos.

18 de março de 2022 - ,

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: novo mandato de quatro anos. Foto: Foca Lisboa | UFMG

A professora Sandra Regina Goulart Almeida foi reconduzida ao cargo de reitora da UFMG, conforme ato administrativo publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 18 de março. Sandra, que dirigiu a UFMG na gestão 2018-2022, cumprirá novo mandato de quatro anos, tendo como vice-reitor o professor Alessandro Fernandes Moreira, que ocupou o mesmo cargo na gestão recém-encerrada.

Sandra e Alessandro foram escolhidos, pela comunidade universitária, em consulta com chapa única, realizada em novembro. Eles compuseram a chapa UFMG Plural, que obteve 95% dos votos válidos ponderados. Pela primeira vez, a consulta para a escolha do Reitorado da UFMG foi feita em formato remoto. O processo subsidia a elaboração da lista tríplice que é encaminhada ao Ministério da Educação.

Trajetórias

Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Sandra também foi vice-reitora na gestão 2014-2018 e diretora de Relações Internacionais.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG, onde foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica, do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação, vice-diretor e diretor.

Centro de Comunicação da UFMG