Hábitos que impactam a saúde cardiovascular
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas vivem com alguma doença cardiovascular.
17 de janeiro de 2025 - cardiovascular, colesterol, Hipertensão, Obesidade, saúde com ciência

* Alexandre Temponi
Fatores de risco são condições que predispõem o indivíduo a desenvolver uma determinada doença. No caso do sistema vascular, esses fatores podem ser bastante diversos, indo desde o tabagismo até características genéticas. É o que afirma o professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Charles Simão Filho.
Primeiramente, o professor explica que o colesterol é um fator a ser considerado de risco, apesar de ser considerado uma gordura essencial para nosso corpo. Uma quantidade muito elevada de colesterol pode ser um problema, já que pode se acumular em veias e artéria, gerando em alguns casos até mesmo um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral.
Além disso, Charles Simão explica que a pressão arterial também tem fator fundamental no surgimento de doenças cardiovasculares. Isto porque a pressão alta, ou seja, hipertensão, é responsável pelo aumento do trabalho do coração.
“Seria como se você tivesse um motor e obrigasse ele a trabalhar na carga máxima. É óbvio que esse motor vai durar muito menos, assim como acontece na relação entre hipertensão e o coração”.
Professor Charles Simão Filho
O fator genético também pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, o professor afirma que não podemos partir do pressuposto de que, se sua família possui histórico de doenças cardiovasculares, você com certeza terá. Portanto, mesmo com a genética podendo contribuir, devemos fazer o possível para evitar os fatores de risco, através da alimentação e hábitos de saúde positivos.
Drogas e problemas psicológicos
A dependência química de drogas como tabaco e álcool é outro grande inimigo do sistema cardiovascular. Primeiramente, os componentes da fumaça do cigarro levam à formação de placas de aterosclerose, responsáveis pelo estreitamento das artérias. Já o consumo do álcool afeta diretamente o tecido do coração, aumenta a retenção de líquido e aumenta a pressão arterial.
Para encerrar, o professor explica que problemas de origem psicológica, como a depressão, não podem ser desconsiderados como fatores de risco. Isto acontece por que a depressão acelera a degeneração de todos os sistemas, inclusive o cardiovascular.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência
No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre os principais parâmetros de risco cardiovascular. Iremos explicar fatores como: colesterol, pressão arterial, idade, drogas e outros.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno