Saúde com Ciência propõe férias saudáveis

10 de janeiro de 2011

Aproveite o tempo livre para aprender a viver bem e com saúde

O Saúde Com Ciência desta semana vai falar sobre férias saudáveis. Mesmo para sair de férias, é bom que haja um planejamento. Dessa forma, evita-se que a pessoa fique sobrecarregada e ainda mais cansada. Por isso, a dica é aproveitar o tempo livre e descansar. Assim, vai sobrar tempo para decidir se é possível fazer uma viagem ou curtir o aconchego de casa.

Ao longo do ano, as tarefas rotineiras do dia-a-dia acabam sendo maçantes para muitos, e contribuem para o aumento do estresse. Na correria do dia a dia, as pessoas não têm tempo para elas mesmas.

Portanto, o indicado é parar e respirar. Segundo o professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG, Luiz Otávio Savassi, o cansaço mental pode agravar a insatisfação no trabalho, que deveria fazer bem para os indivíduos. “O trabalho é terapêutico. No trabalho em que a relação entre as pessoas é muito boa, em que a pessoa gosta daquilo que faz e tem competência para exercer, se ela dormir bem à noite, está nova”, diz.

As férias devem ser o período de descanso com a mínima preocupação. Ir dormir sem pensar no despertador e assistir televisão até mais tarde são regalias permitidas. Afinal, a idéia é deixar de lado a rotina.

Mas não se esqueça que dormir bem também é muito importante. Acordar sempre com o sol a pino não é nem um pouco proveitoso, perde-se metade do dia. Sem contar que isso provoca uma reviravolta no relógio biológico, que prejudica a saúde.

E nas férias o tempo não é mais desculpa para deixar de se exercitar. Aproveite o tempo livre para praticar exercícios físicos, perder os quilinhos indesejados e manter uma dieta saudável.

Aproveite também para ouvir a programação do Saúde com Ciência!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Tô de férias, e agora?

Programa 1 – Socorro, tô de férias!

Segunda–feira (10/01/2011)
Entrevistado: Luiz Otávio Savassi – Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFMG

Programa 2 – Diversão com horários

Terça–feira (11/01/2011)
Entrevistado: Arthur Kummer Melo – Psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da UFMG

Programa 3 – Exercícios Físicos nas Férias

Quarta–feira (12/01/2011)
Entrevistado: Gustavo Sena – Educador Físico do Laboratório de Movimento da Faculdade de Medicina da UFMG

Programa 4 – Droga, pra quê?

Quinta–feira (13/01/2011)
Entrevistado: Amadeu Roseli Cruz – Professor do Departamento de Farmacologia do Instituto das Ciência Biológicas da UFMG

Programa 5 – Férias são importantes

Sexta – feira (14/01/2011)