Saúde com Ciência responde dúvidas sobre a Calixcoca

Podcast apresenta episódio com esclarecimentos sobre a vacina terapêutica em desenvolvimento pela Faculdade de Medicina da UFMG.


20 de julho de 2023


Você sabe o que é a Calixcoca? Trata-se de uma vacina terapêutica para o tratamento da dependência de cocaína e crack que vem sendo desenvolvida pela UFMG desde 2015. Hoje, ela concorre ao Prêmio Euro de Inovação na Saúde.

Para melhor compreender de onde partiu a ideia do desenvolvimento do fármaco, o Saúde com Ciência desta semana convidou o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Frederico Duarte Garcia, para conversar sobre a Calixcoca. Frederico Garcia é também o coordenador da pesquisa que desenvolve a vacina terapêutica.

Além de contar sobre os estágios iniciais do desenvolvimento, o professor também detalha quais são os próximos passos pelos quais a vacina precisa passar antes de chegar ao braço dos pacientes e detalha as dificuldades encontradas ao longo do processo. Além disso, ele responde a dúvidas enviadas pela comunidade acerca da Calixcoca.

“Não, não existe nenhum medicamento registrado no mundo para o tratamento da dependência de cocaína e crack. Esse é um grande salto: a gente vai ter um primeiro medicamento. Essa vacina não é uma invenção 100% nossa, na verdade três grupos no mundo trabalhando, correndo atrás disso, desde o final dos anos 90. Também existem vacinas que estão em pesquisa para o tabagismo e para metanfetaminas e opióides.”

Professor Frederico Duarte Garcia

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana vamos conversar sobre a Calixcoca, entendendo de onde partiu o conceito e os próximos passos de desenvolvimento, além de responder dúvidas da comunidade acerca da vacina.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.