Saúde dos trabalhadores é tema de sessão comentada do filme Arábia

Filme “Arábia” será exibido no dia 30 de outubro

22 de outubro de 2019 - ,

Precarização e exploração dos trabalhadores são temas da edição de outubro do MedCine, que apresenta o longa nacional “Arábia”. A exibição acontece na quarta-feira, 30 de outubro, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, térreo da Faculdade de Medicina. A sessão é aberta ao público e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Com direção conjunta de João Dumas e Affonso Uchoa, o drama traça os passos de André (Murilo Caliari), jovem morador da Vila Operária, em Ouro Preto. Ao encontrar o diário de um metalúrgico que sofreu um acidente, André nos leva a uma exploração das condições de vida de trabalhadores de baixa renda.

O convidado para comentar o filme é o professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Tarcísio Pinheiro. Tarcísio é membro do Serviço Especial de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas da UFMG e do Grupo de Estudos em Saúde e Trabalho Rural (Gestru).

“Arábia”, da distribuidora belorizontina Embaúba Filmes, foi escolhido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como o melhor filme brasileiro de 2018. Além disso, o filme é vencedor de 11 prêmios, incluindo o de Melhor Filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

MedCine

As sessões do MedCine são realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.