Saúde pública e a importância do planejamento com informação

Nova série de rádio “Saúde Pública: Números do Brasil” traz uma análise dos números apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde Pública


09 de junho de 2017


Nova série de rádio “Saúde Pública: Números do Brasil” traz uma análise dos números apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde Pública (PNS)

No último dia 1º, foi lançado um suplemento da Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo dedicado a analisar dados apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde Pública (PNS), realizada entre o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, feita em 2013, analisou a saúde dos brasileiros por meio de questionários entregues em 64 mil domicílios do país.

Os dados gerados pela PNS levantam informações gerais sobre a saúde dos brasileiros levando em consideração variáveis como sexo, idade, renda e escolaridade, dentre outras. Neste contexto, o esforço de diversos pesquisadores que participaram do suplemento da Revista de Saúde Pública, alguns deles da UFMG, foi importante para unir esses dados e buscar conclusões para melhor entendimento do cenário atual, inclusive para planejar os programas de saúde pública no Brasil.

“Em síntese, para a saúde pública, não existe planejamento sem informação. Tendo a informação, é possível monitorar as tendências e a evolução do quadro. Isso é muito precioso para os profissionais da saúde pública e para a saúde dos cidadãos brasileiros”, resume a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e uma das autoras do suplemento, Ada Ávila.

A PNS será realizada a cada cinco anos. Essa periodicidade é importante para estabelecer as variações no cenário da saúde pública nesses intervalos e monitorar os resultados das políticas em vigência durante esse período. A professora da Escola de Enfermagem da UFMG e uma das autoras do suplemento, Deborah Malta, ressalta que tal periodicidade ainda possibilitará uma análise comparativa entre as pesquisas. “Foram avaliados muitos dados relevantes, inclusive sobre a cobertura do SUS. Face aos cortes orçamentários, vai ser muito importante avaliar e verificar se houve algum recuo na saúde, seja no acesso aos serviços, no aumento da prevalência das doenças ou na cobertura da atenção primária da saúde”, afirma.

Clique aqui para ler os artigos do suplemento da Revista de Saúde Pública da USP.

Foto: Carol Morena

Os dados na formação profissional

Além de proporcionar as diretrizes para o planejamento das políticas de saúde pública e facilitar a comparação do cenário nacional em diferentes épocas, os dados oferecidos pela PNS também podem ser úteis na formação de profissionais da área da saúde, uma vez que oferecem a possibilidade de eles ficarem mais bem informados sobre a situação atual.

“As universidades também têm de se debruçar sobre isso para saber quais são as pautas fundamentais para repassar nos cursos de graduação. Esse tipo de análise serve para a orientação de políticas públicas, mas também para orientar o órgão formador para que o profissional da saúde tenha acesso a essas novas informações”, acrescenta a professora Deborah Malta.

Leia mais: Mulheres apresentam mais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

Professoras realizam estudo sobre dor crônica na coluna

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 185 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.

Redação: Bernardo Estillac | Edição: Lucas Rodrigues