Acesso interno
Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda? Em caso de emerência: disque 192 (SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou 188 (CVV - Centro de Valorização à Vida)

A comunidade da Faculdade de Medicina da UFMG tem opções para receber apoio psicológico e psicopedagógico dentro da Instituição e também no campus Pampulha da UFMG.

Todos os órgãos disponíveis podem ser contatados sempre que houver a necessidade de aconselhamento. Conheça o trabalho de cada um deles e veja qual se adequa melhor à sua demanda.

VER OPÇÕES
Em caso de
EMERGÊNCIA

SAMU - Disque 192

(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

CVV - Disque 188

(Centro de Valorização à vida)

Escuta Acadêmica

A Assessoria de Escuta Acadêmica é vinculada ao Centro de Graduação e é um espaço para acolhida, escuta, orientação e encaminhamento dos estudantes.

QUANDO PROCURAR?

  • Em necessidade de acolhimento e orientação de questões que ultrapassem os trâmites exclusivamente administrativos e que possam revelar situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimento;
  • Para solicitar regime especial;
  • Nos casos de dificuldades que interferem no rendimento acadêmico;
  • Nos casos de recorrência de reprovação e trancamentos;
  • Para dialogar e dar encaminhamentos sobre reclamações institucionais;
  • Para orientação sobre recursos contra desligamento da UFMG.

ACESSAR

Ponto de Encontro

O Ponto de Encontro objetiva atender demandas e dificuldades emocionais de nossos funcionários, servidores e terceirizados, que impactam no seu ambiente de trabalho.

A ideia é construir o Ponto de Encontro com a sua participação para que ele seja um local de todos nós. Por isso queremos saber as suas expectativas e opiniões.

ACESSAR

NAPEM

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina tem por objetivo prevenir problemas emocionais e ajudar os alunos e alunas a superar problemas já existentes ou dificuldades encontradas durante o curso.

QUANDO PROCURAR? Sempre que o estudante sentir que alguma coisa não vai bem e que está precisando de ajuda. Não importa se as dificuldades são de natureza acadêmica, pessoal ou psicológica sempre haverá algum profissional para escutá-lo.

ACESSAR

Tutoria

A Tutoria da Faculdade de Medicina da UFMG é um programa, inserido no currículo médico, de acolhimento e atenção ao aluno cujo objetivo mais geral é o acompanhamento sistemático da sua formação, colaborando no seu desenvolvimento técnico e emocional, de forma humanizada, procurando detectar dificuldades e problemas significativos neste processo de formação e providenciando apoio, encaminhamento e cuidados especializados quando necessário.

ACESSAR

PRAE

Os alunos da UFMG podem receber apoio e encaminhamento psicológico no Núcleo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, composto por uma equipe multiprofissional. O objetivo do órgão é auxiliar os estudantes a compreender questões conflituosas que podem surgir durante a experiência universitária. O suporte oferecido aos estudantes é gratuito e confidencial.

ACESSAR

DAST/PRORH

Pessoas em situação de emergência nos campi Pampulha e Saúde podem recorrer ao Departamento de Atenção a Saúde do Trabalhador. Na unidade da Pampulha, o setor conta, inclusive com atendimento de urgência feito por ambulância. O Departamento também oferece atividades relacionadas à perícia em saúde, à vigilância aos ambientes e processos de trabalho e à promoção da saúde, tendo como base a Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal.

ACESSAR

SPA/FAFICH

Quem busca atendimento psicológico acessível, pode receber o serviço na clínica escola SPA. Destinado à comunidade da UFMG e também ao público externo, o SPA oferece cuidados realizados por alunos supervisionados por professores do curso de graduação em Psicologia da UFMG.

ACESSAR

EMERGÊNCIA

Existem diversos profissionais preparados para lidar com o sofrimento e o adoecimento emocional tanto na rede privada de saúde quanto na atenção pública. Dentre os principais profissionais capacitados estão psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, mas a equipe de saúde, como um todo, pode atuar no acolhimento e acompanhamento das pessoas em sofrimento mental.

No SUS, o modelo de cuidados em saúde mental acontece pela Rede de Atenção Psicossocial, que busca a atenção mais humanizada, com promoção de direitos e autonomia das pessoas na convivência social. Durante crises mais delicadas, a indicação é buscar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) para acolhimento e encaminhamento.

CVV - disque 188

Com atendimento gratuito, o CVV oferece apoio emocional e ajuda para prevenir o suicídio. Qualquer pessoa que desejar falar sobre seus sentimentos pode entrar em contato com um dos voluntários, 24 horas, todos os dias da semana, por telefone, e-mail, chat online e Voip, sem nenhum custo.

Todas as conversas são sigilosas. As ligações, que acontecem em parceria com o SUS, podem ser feitas a partir de qualquer telefone fixo ou móvel, pelo telefone 188.

Quem preferir receber ajuda online, deve acessar www.cvv.org.br.

ACESSAR

SAMU - Disque 192

Se você presenciar qualquer caso de urgência ou emergência, acione imediatamente o Samu, pelo telefone 192. Além das tentativas de suicídio, são considerados casos urgentes em saúde mental todas as situações de quadros agudos, com risco de vida ou risco social, como automutilação, ameaças de suicídio, violência ou comprometimento grave do juízo.

Sempre mantenha a calma e só entre em contato com algum familiar ou responsável depois de ter acionado o serviço de urgência.

Nunca tente contornar situações graves sem receber o aconselhamento do Samu.