Observaped Itinerante aproxima comunidade do conhecimento acadêmico
23 de agosto de 2018
Evento foi realizado em frente ao prédio da Faculdade, com brincadeiras, oficinas e rodas de conversa.
Avó de seis netos, Telma Lúcia não hesitou em vir à Faculdade de Medicina quando soube do Observaped Itinerante, mesmo com compromissos a cumprir durante o dia. E veio acompanhada. Ela trouxe uma de suas netas para participar de atividades lúdicas sobre prevenção de acidentes, promoção da saúde de crianças e adolescentes, entre outras, realizadas nessa quinta-feira, 23, em frente ao prédio da instituição. “Acho importante participar das atividades na Faculdade, pois o evento traz informações muito importantes, principalmente para pais e mães de primeira viagem”, comenta Telma.
Ela fala com a experiência de quem quase perdeu a filha por um descuido que poderia ter sido evitado. “Uma das minhas filhas, quando criança, tomou um produto de limpeza pensando que era água. Hoje eu sei a importância de cuidados com remédios e com esses produtos, mas muitas pessoas ainda não sabem”, alerta.
O evento promovido pelo Departamento de Pediatria da Faculdade teve o objetivo de instruir sobre questões primordiais em relação à promoção de saúde. “O observatório tem diversas áreas como prevenção de acidentes e prevenção do câncer, e nosso propósito é levar conhecimento para a comunidade em geral”, explica a coordenadora do projeto, Maria do Carmo Barros de Melo, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
Segundo ela, o dia também foi importante para aproximar a comunidade da universidade. “É importante esse contato, essa interação com a comunidade, para que as pessoas conheçam o que é a Faculdade de Medicina e o que é desenvolvido aqui”, ressalta.
Da academia para a vida
A estudante Chaiene de Fátima disse que vai levar o conhecimento apreendido durante o evento para outras pessoas. “Aprendi muitas coisas legais. Tenho várias informações para compartilhar com meus amigos”, afirma.
O Observaped Itinerante contou com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria, do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) da UFMG, do Centro de Comunicação e do setor de Infraestrutura da Faculdade de Medicina da UFMG.
Confira as fotos:
- Foto: Raíssa César
- Foto: Raíssa César
- Foto: Raíssa César
- Fotos: Carol Prado
- Fotos: Carol Prado
- Fotos: Carol Prado
- Fotos: Carol Prado
- Fotos: Carol Prado
- Foto: Fernanda Pedrosa de Paula
- Foto: Fernanda Pedrosa de Paula