Confira a relação de processos que devem ser solicitados por meio do SEI

Novo sistema passa a ser utilizado a partir desta quinta-feira, 1º de agosto.


30 de julho de 2019 - , , ,


A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, a Faculdade de Medicina da UFMG, assim como as demais unidades da Universidade, passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a solicitação de parte dos processos ligados à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH). Assim, requerimentos como promoção docente, licença gestante, progressão por capacitação, progressão funcional docente, reversão de aposentadoria, dentre outros, devem ocorrer exclusivamente por esse sistema [veja a relação completa ao fim deste texto].

A intenção é que os demais processos relacionados à Pró-Reitoria sejam realizados pelo sistema até o final deste ano. Segundo informou a equipe do setor de Gestão de Pessoas da Faculdade de Medicina, o SEI não altera o fluxo dos processos, que devem ser iniciados pelo próprio servidor. Para isso, ele deve acessar ao sistema com senha e login do Minha UFMG, preencher os formulários solicitados e incluir as documentações necessárias. Somente a partir da conclusão dessa etapa, que é de responsabilidade do servidor, o setor de Gestão de Pessoas dará andamento ao processo.

De acordo com a servidora do setor, Thássyla Lobato, a ideia é que o próprio servidor se inteire sobre o sistema. No entanto, se houver alguma dificuldade é possível acionar o setor para dúvidas pontuais (3409 9661).  

Benefícios

O novo sistema, desenvolvido pelo Tribunal Federal da 4ª Região, possibilita o trabalho simultâneo por diferentes atores, além da redução de gastos e melhoria nos fluxos de trabalho. “Essas são grandes vantagens do sistema, uma vez que várias unidades irão conseguir trabalhar no processo ao mesmo tempo. Com isso, teremos maior eficiência dos prazos. Como o sistema já é utilizado no Hospital das Clínicas, muitos dos servidores já estão familiarizados com o SEI”, avalia Thássyla Lobato.

Atualmente, todos os trâmites administrativos da Faculdade e demais unidades da UFMG ocorrem por meio do preenchimento de formulário disponível no site da PRORH. O caminho é mais longo, já que o processo tramita fisicamente, sendo necessária à coleta de assinaturas na Unidade e cópias do mesmo documento antes do encaminhando ao Departamento de Administração de Pessoal da UFMG (DAP), no campus Pampulha. A promessa é que com o SEI esse encaminhamento seja mais rápido, uma vez que o trabalho poderá ocorrer online e de forma simultânea.

Na página do SEI, é possível obter outras informações sobre o sistema e respostas para as principais questões sobre seu uso. Os servidores também podem consultar os manuais com o passo a passo de cada procedimento, de maneira didática, ilustrativa e detalhada:
Manual do usuário
Tutorial para autenticação de documentos digitalizados
Manual completo SEI

Relação de processos iniciados via SEI

1. Aceleração da Promoção Docente
2. Acompanhamento Introdutório
3. Adicional de Insalubridade
4. Adicional de Periculosidade
5. Alteração de Regime de Trabalho Docente
6. Auxílio Alimentação/Refeição
7. Auxílio Assistência Pré-Escolar/Creche
8. Avaliação de Estágio Probatório
9. Contrato por Prazo Determinado – Magistério
10. Contrato por Prazo Determinado Professor Visitante ou Professor Visitante Estrangeiro
11. Designação de Chefia (FG)/Função de Coordenação de Curso (FCC)
12. Dispensa de Chefia – Função Gratificada (FG)/Função de Coordenação de Curso (FCC)
13. Homologação de Concurso
14. Horário Especial – Familiar Deficiente
15. Horário Especial – Servidor Deficiente
16. Incentivo à Qualificação
17. Licença à Gestante
18. Nomeação para Cargo em Comissão (CD) – Servidor Efetivo
19. Progressão Funcional Docente
20. Progressão por Capacitação
21. Promoção Docente
22. Provimento – Nomeação/Posse para Cargo Efetivo DOC
23. Provimento – Nomeação/Posse para Cargo Efetivo TAE
24. Remoção a Pedido do Servidor
25. Remoção de Ofício, no interesse da Administração
26. Retribuição por Titulação (RT) – Concessão/Alteração – Docente
27. Reversão de Aposentadoria
28. Reversão de Jornada Reduzida com Remuneração Proporcional
29. Reversão de Regime de Trabalho de Médico, Médico Veterinário e Especialidades
30. Substituição de Chefia – Cargo em Comissão (CD)
31. Substituição de Chefia – Função Gratificada (FG) / Função Coordenação de Curso (FCC)
32. Termo Aditivo Professor Substituto.