Semana do Conhecimento marca comemoração dos 95 anos da UFMG

Com o tema “UFMG, 95; Brasil, 200: interseções”, evento será realizado de 17 a 21 de outubro; inscrições estão abertas para apresentações.

23 de agosto de 2022 - ,

Semana do Conhecimento UFMG, realizada anualmente, reúne trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, produzidos por docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação da UFMG. Em 2022, integrando as atividades da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acontecerá de 17 a 21 de outubro. As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas pelo site do evento, divididas em diversas modalidades.

A 31ª edição da Semana do Conhecimento assume um caráter especial, pois faz parte da comemoração dos 95 anos da UFMG e do bicentenário da Independência do Brasil. A temática deste ano, UFMG, 95; Brasil, 200: interseções, tem como objetivo ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos de país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância como a UFMG. Além disso, acontecerá no formato presencial, depois de dois anos de adaptação ao formato virtual em razão de restrições impostas pela pandemia de covid-19. Essa retomada das atividades presenciais fortalece o evento como espaço de reflexão, divulgação da produção acadêmica e compartilhamento de experiências desenvolvidas na UFMG em diálogo com a sociedade.

A programação do evento é composta por atividades realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG, com as seguintes ações:

– 25º Encontro de Extensão – tem o objetivo de divulgar as atividades de extensão desenvolvidas na UFMG e proporcionar a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes;

– 5º Encontro de Mobilidade Internacional – com a finalidade de divulgar à comunidade acadêmica as diversas atividades de internacionalização realizadas pelos discentes;

– 12ª Jornada do Conhecimento produzido pelos servidores TAE – apresentação do conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos (TAE) da UFMG em cursos formais de ensino e boas práticas realizadas no trabalho;

– 26ª Semana da Graduação – com apresentação de trabalhos dos programas de bolsas acadêmicas, que serão avaliados em duas etapas;

– Semana de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior – apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes de iniciação científica e tecnológica;

– 7º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa) – com o objetivo de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo Pipa  e promover discussão com a comunidade acadêmica sobre a temática da acessibilidade e inclusão;

– Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus – visa apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral os trabalhos realizados pela Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e também propiciar a formação de redes colaborativas por meio da  inserção de comentários dirigidos aos autores dos projetos;

– Mostra Prae de Projetos de Permanência de Estudantes – evento criado para divulgar projetos estudantis que proporcionaram a ampliação de experiências formativas e o fortalecimento do protagonismo estudantil na UFMG;

– Encontro Transdisciplinar – Inteligência Artificial e seu impacto social – será realizado no dia 18 de outubro, das 14h às 16h, com a participação de Leonardo Netto Parentoni (Faculdade de Direito), Hani Camille Yehia (Escola de Engenharia) e Mario Fernando Montenegro Campos – (Ciência da Computação).

Algumas atividades da Semana do Conhecimento UFMG são restritas a participantes. Para obter o certificado de participação é necessário fazer a inscrição. O material de apoio e contatos para mais informações estão disponíveis no site do evento.

Centro de Comunicação da UFMG