Semana do Conhecimento terá atividades complementares para alunos do noturno

08 de outubro de 2016

32_largePolíticas afirmativas, internacionalização e acessibilidade estão entre os temas das mesas-redondas e seminários que compõem as Atividades Acadêmicas Complementares da Semana do Conhecimento, que serão realizadas de 17 a 21 de outubro. As inscrições podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas.

As atividades são destinadas a alunos dos cursos noturnos em datas pré-estabelecidas, a cada semestre letivo, com o objetivo de ampliar sua inserção na vida acadêmica. O certificado de participação poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanadoconhecimento@ufmg.br ou pelo telefone 3409-3215.

Confira a lista de atividades

17 de outubro – segunda-feira de 9h às 12h
Cerimônia: Abertura oficial da Semana do Conhecimento 2016 – ‘Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade’
Local: Auditório da Reitoria
Convidados:
 • Patrus Ananias – Deputado Federal. Ex Ministro do Desenvolvimento Agrário.
• Renato Sérgio Maluf – Professor Titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional  da UFRRJ. Integrante da Chaire UNESCO – Alimentations du Monde, Comité d´Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées)
Apresentação cultural: “Tudoparatodos” – Gilberto Mauro
 Vagas: 200
Organização: Proex e DAC

18 de outubro – terça-feira de 19h às 21h
Mesa-redonda: Política de ações afirmativas da UFMG: Desafios
• Tarcísio Mauro Vago – Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
• Rodrigo Ednilson de Jesua – Professor da FAE/UFMG
• Claudia Mayorga – Pró-Reitora Adjunta de Extensão
• Movimentos Sociais  (Fórum da Juventude; Movimento Negro; Unegro; Educafro)
• Rede Juventude da UFMG (Conexões de Saberes e Observatório da Juventude)
• Estudantes da UFMG
Local: Auditório do CAD 2
 Sinopse: Reflexão sobre os desafios da UFMG para a expansão de políticas de ações afirmativas para estudantes de graduação e de pós-graduação
 Vagas: 250
Organização: Prae e Proex

19 de outubro – quarta-feira de 9h30 às 11h30
Mesa-redonda: Internacionalização para além da mobilidade
Convidada: Miriam Jorge – Diretora Adjunta de Relações Internacionais
Local: CAD 2 – Auditório
Sinopse: Discussão sobre a criação de uma cultura de internacionalização no campus, para além da mobilidade de estudantes e docentes
 Vagas: 250
Organização: DRI

20 de outubro – quinta-feira – 9h – 12h e de 14h – 18h
Apresentação Oral: Seminário do Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA)
Convidados:
 • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten – Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG
• Giselli Mara da Silva – Coordenadora de projeto do PIPA
• Regina Célia Passos R. de Campos – Coordenadora de projeto do PIPA
• Ana Flávia Machado – Coordenadora de projeto do PIPA
• Marcelo Pinto Guimarães – Coordenador de projeto do PIPA
Local: Sala 416 – CAD 1
Sinopse: O Seminário contará com apresentação oral dos bolsistas Pipa. O objetivo é divulgar ações que promovam a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, o estudo e construção de novas ferramentas e metodologias de ensino voltadas para as pessoas com deficiência, além de demonstrar e incentivar a construção do conhecimento sobre a temática.
Vagas: 30
Organização: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

14h – 17h30
Seminário: Extensões Universitárias: cultivando saberes, regando parcerias, semeando ideias
 • Alzira de Oliveira Jorge – Professora da Faculdade de Medicina/UFMG
• Helcimara de Souza Telles -Professora da FAFICH/UFMG
• Bernardo Jefferson de Oliveira – Professor da Faculdade de Educação/UFMG
Local: CAD 2 – Auditório
• Tema 1: A extensão universitária no contexto da relação entre universidade e poder público
• Tema 2: A extensão universitária como estratégia para a avaliação de políticas públicas: o caso do Programa Mais Médicos
• Tema 3: A relação entre universidade e parceiros no desenvolvimento de ações de extensão: negociando prioridades
   Vagas: 200
Organização: PROEX

21 de outubro – sexta-feira – 9h – 12h
Atividade: Seminário Anual Ieat 2016
Local: Auditório da Escola de Belas Artes
 Vagas: 120
Confira toda a programação do Seminário neste link
Organização: IEA

Com Assessoria de Comunicação Social da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.