Semana do Conhecimento UFMG 2025 leva ciência, cultura e inclusão às ruas de Belo Horizonte
Com programação extensa e aberta ao público, evento abre com conferência de Atila Iamarino, no dia 13; no sábado, 18, promove ciência e diversão na Praça da Liberdade
09 de outubro de 2025 - Evento, Semana do Conhecimento, UFMG

Neste ano, a Semana do Conhecimento UFMG amplia sua proposta de promover divulgação científica para todas as idades e reforça sua vocação para o ensino, a pesquisa, a extensão e também a cultura. Com o tema Do mar ao sertão: ciências, territorialidades e justiça climática, o evento acontecerá entre os dias 13 e 18 de outubro em Belo Horizonte. A programação inclui palestras, exposições de trabalhos acadêmicos e ações interativas que extrapolam os muros da Universidade, apresentando à população uma amostra vibrante da produção universitária. Destaque para a conferência de abertura com o influenciador digital e divulgador científico Atila Iamarino, no dia 13, e para a primeira edição do UFMG nas Ruas, que levará ciência e diversão à Praça da Liberdade, no dia 18.
Em Montes Claros, a Semana do Conhecimento vem sendo realizada desde o dia 29 de setembro e tomará as ruas neste sábado, 11 de outubro, das 9h às 13h. O projeto UFMG nas Ruas Montes Claros contará com mais de 15 atividades, que incluem ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFMG na região, além de brincadeiras para as crianças. Quem passar na Praça Doutor Carlos poderá ver tudo de perto nos estandes montados. Saiba mais aqui.
Abertura com Atila Iamarino: ciência acessível e crítica
A abertura oficial da Semana do Conhecimento será no dia 13 de outubro, às 9h, no Auditório da Reitoria, campus Pampulha, com a presença do influenciador digital e divulgador científico Atila Iamarino. Reconhecido nacionalmente por sua atuação durante a pandemia de covid-19 e por tornar temas científicos acessíveis ao grande público, Atila abordará os desafios contemporâneos da relação entre ciência, ambiente e sociedade. A conferência propõe uma reflexão sobre como o conhecimento científico pode orientar políticas públicas e práticas voltadas à justiça climática, enfrentando os impactos desiguais da emergência ambiental.
A ação é aberta para todos os interessados e tem entrada gratuita, mas sujeita ao limite de capacidade do espaço. Atila estará disponível para entrevistas com a imprensa, mas a conferência não poderá ser reproduzida em vídeo ou áudio — apenas fotos e entrevistas realizadas pelos próprios veículos serão permitidas.
UFMG nas Ruas: informação e cultura para todos
A Semana do Conhecimento de 2025 apresenta a primeira edição do projeto UFMG nas Ruas, que promove a integração entre Universidade e sociedade. Serão cerca de 50 atividades em Belo Horizonte, voltadas para todas as idades: estandes informativos, experimentos científicos, oficinas, jogos, rodas de conversa, e apresentações culturais.
O evento acontecerá no dia 18 de outubro, sábado, das 9h às 15h, na Alameda do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, Belo Horizonte / MG). As ações vão desde oficinas sobre biodiversidade, saúde pública e educação inclusiva até rodas de conversa sobre direitos humanos, experiências indígenas e questões ambientais. A diversidade de temas reflete a riqueza da produção acadêmica da UFMG, com propostas em formatos acessíveis e interativos, como jogos, exposições, dinâmicas colaborativas e intervenções educativas.
Além do conteúdo científico, a programação cultural do UFMG nas Ruas é um convite à celebração da arte e da convivência. Na Praça da Liberdade, o público poderá participar de oficinas criativas e se encantar com apresentações musicais que vão do coral de trombones ao quarteto de saxofones. Jogos de tabuleiro, atividades lúdicas e performances cênicas também fazem parte da proposta. Essa integração entre ciência e cultura reforça o papel da Universidade como agente transformador, que compartilha saberes e promove experiências significativas fora dos muros acadêmicos.
Confira aqui a programação completa.
Programação da Semana do Conhecimento
Do dia 13 ao 17, o campus Pampulha promoverá uma série de atividades vinculadas à Semana do Conhecimento. Haverá visitas guiadas à Estação Ecológica, ao BH-TEC, Centro de Microscopia e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG ao longo da semana. Diversas palestras e subeventos também compõem a programação, como o 2º Seminário Inteligência Artificial, Ética e Universidade. O evento, que acontecerá no dia 16, compilará os painéis Inteligência Artificial e Ensino, às 9h, e Inteligência Artificial na Pesquisa, às 10h30.
O tradicional Prêmio UFMG de Teses, que homenageia os melhores trabalhos de cada programa de pós-graduação e grande área do conhecimento, será realizado no dia 14, às 19h, no Auditório da Reitoria. E no dia 17, no mesmo local, será promovido o encerramento das atividades no campus Pampulha, às 14h, com a premiação de trabalhos apresentados pelos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana do Conhecimento da UFMG é uma expressão regional e institucional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), trazendo a contribuição da UFMG na promoção do debate e da conscientização sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida no país. A SNCT é o principal evento de divulgação científica do país, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. De abrangência nacional, o evento é realizado há mais de 20 anos sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de forma descentralizada e envolvendo uma rede de atores locais, como universidades, escolas, museus e governos de todo o Brasil.
Em 2025, o tema da SNCT é Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território e a UFMG propôs sua apropriação regional com o tema Do mar ao sertão: ciências, territorialidades e justiça climática. O evento reforça a relevância e o papel da universidade pública como instituição transformadora da sociedade, estimulando a vocação científica e contribuindo para a valorização da educação, da ciência e da cultura no Brasil.
Saiba mais no site da Semana do Conhecimento UFMG.
Cedecom