Acesso interno

Semana do Servidor discute avanços e retrocessos da legislação que rege o trabalho da categoria

Evento, que começa na segunda, dia 8, em formato virtual, inclui oficinas de esporte e lazer


05 de novembro de 2021 - , , , , ,


A programação da semana será transmitida pelo Youtube
A programação será transmitida pela plataforma YouTube. Criação Cedecom

Neste ano, a Semana do Servidor UFMG, que será realizada de 8 a 13 de novembro, traz como tema para reflexão Avanços e retrocessos na legislação do servidor público federal – desafios e possibilidades. Serão realizadas três mesas de debates, com a participação de juristas, para esclarecer os impactos das recentes mudanças legislativas nos processos de trabalho das instituições federais, na carreira e aposentadoria dos servidores.

“A Semana do Servidor é o momento para dialogarmos e explicitarmos, com a ajuda de especialistas, os aspectos agravantes e facilitadores suscitados pelas recentes mudanças, especialmente pela PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa”, afirma a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leônor Gonçalves. O objetivo, acrescenta ela, é que as pessoas “compreendam o que está proposto, além dos desafios e possibilidades para os servidores e o setor público”.

Assim como as mesas de debates, as demais atividades, como as oficinas para desenvolvimento na carreira, atividades lúdicas, ginástica, pilates, ergonomia e apresentações culturais, ocorrerão no formato virtual. A transmissão será pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.  

Os tradicionais campeonatos de futsal, a corrida e a caminhada, e os mais recentes torneios de tênis e de peteca permanecem na programação, mas com número reduzido de participantes, para cumprimento dos cuidados sanitários necessários por causa da pandemia.

O concurso de fotografia, pintura e poesia possibilitará aos servidores expressar seus sentimentos sobre os quase dois anos de reclusão. A mostra dos trabalhos será aberta na segunda-feira, dia 8, e o resultado do concurso será divulgado na sexta-feira, dia 12, às 16h30.

Uma novidade desta edição, informa Leônor Gonçalves, é o lançamento do site da Semana do Servidor. Segundo ela, a página funcionará como um “memorial das atividades realizadas desde 2011, que ficará disponível para a comunidade como forma de valorizar o evento”.

A programação inclui oficinas lúdicas, de esporte, saúde e desenvolvimento na carreira
A programação inclui oficinas lúdicas, de esporte, saúde e desenvolvimento na carreira. Criação Cedecom

Formação, esporte e cultura

programação, que inclui atividades nos três turnos, será aberta na segunda-feira, 8, das 9h às 10h. Na parte da tarde e à noite haverá oficinas sobre comunicação não violenta, saúde mental, iogaterapia e pilates.

As três mesas-redondas que tratarão da temática central da Semana serão realizadas a partir do dia 9. Na terça, das 9h às 12h, o tema são os Avanços e retrocessos na legislação previdenciária/aposentadoria do servidor público federal: desafios e possibilidades. Na quarta-feira, das 9h às 12h, os servidores refletirão sobre Avanços e retrocessos da Reforma Administrativa – PEC 32/2020. E a terceira mesa será na quinta-feira, 11, das 14h às 17h, para tratar da Previdência complementar dos servidores públicos federais, mediante as modificações da legislação, quem deve ou não aderir.

A apresentação Encontro de violas estreia na programação do Circuito Cultural UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), uma das apoiadoras da Semana. A primeira edição reunirá Quincas da Viola, Wilson Dias e Gustavo Guimarães, com participação especial de Dito Rodrigues. O show será transmitido simultaneamente nos canais da CAC e da DAC na plataforma YouTube.

 Acompanhe a programação no site do evento


(Centro de Comunicação da UFMG)