Semana do servidor termina com emoção e reflexão
26 de outubro de 2007
Mudança, permanência e cuidado foram temas da Semana do Servidor, encerrada hoje, sexta-feira, 26. Durante cinco dias, uma programação diversificada movimentou a Faculdade de Medicina para homenagear os servidores públicos.
Durante a cerimônia de abertura, na segunda-feira, 22, o professor Roberto Assis Ferreira, do Departamento de Pediatria (PED) e a técnica em educação Ercília Aparecida de Souza, assistente de administração do Centro de Graduação (Cegrad), foram homenageados, respectivamente, como docente e funcionária mais antigos em atividade na Faculdade de Medicina. Essa homenagem está sendo feita em todas as unidades da UFMG, como parte das comemorações dos 80 anos da Universidade.
Roberto Assis Ferreira, ao receber a placa de homenagem das mãos do diretor da Unidade, Francisco José Penna (foto 2), agradeceu pela distinção e se disse muito satisfeito por ser lembrado por uma instituição tão respeitada como é a Faculdade de Medicina da UFMG. “Tenho muito orgulho de trabalhar aqui”, declarou.
Histórias para adultos
Na terça-feira, 23, os servidores tiveram a oportunidade de ouvir casos contados por Marilene e Daura, que, depois da aposentadoria, resolveram se dedicar à arte de contar histórias.
As duas também falaram sobre o grupo de contadores de história de que fazem parte, conhecidos por utilizarem um xale colorido, segundo Marilene, bordado por fadas, que liberta as histórias a serem contadas. O grupo se reúne todos os sábados, das 11h às 13h, na Feira Tom Jobim (Colégio Arnaldo), para compartilhar histórias entre si e também com as pessoas que visitam a feira.
“Todo mundo acha que história é coisa para crianças, o que é errado. Histórias mexem com os adultos, também”, afirmou Marilene. “Graças à Deus, as pessoas estão readquirindo o hábito de contar histórias”, completou Daura (foto).
Mudanças no corpo e na alma
Na quarta-feira, 24, uma equipe de cabeleireiras do Salão Lu Nuances (Rua dos Otoni, 909, sala 16), fez a cabeça dos servidores da Faculdade de Medicina. De 13h às 18h, elas fizeram cortes e penteados diversos em 12 funcionários.
Marizete Temponi de Souza (foto), secretária do Departamento de Saúde Mental (SAM), radicalizou: cortou bem curto os cabelos que, há 24 anos, eram compridos. “Adorei a iniciativa. Eu já até havia resolvido cortar os cabelos, o que sempre foi um pedido do meu marido. O “salão” foi montado aqui no momento certo”, afirmou a servidora. “O difícil vai ser eu me acostumar”, se divertiu, mostrando o novo visual.
Após cuidar da beleza exterior, os servidores puderam se dedicar ao interior. A oficina de Ikebana, arte floral japonesa, reforçou, na teoria e na prática, a importância do positivismo na vida diária. A vivência consistiu em montar um arranjo de flores sob orientação da professora Rosane Maria Pinheiro (no centro, de vestido azul) e emocionou os participantes. “É maravilhoso ser o instrumento para permitir que as pessoas fiquem felizes, satisfeitas, com o objetivo alcançado. Fico muito grata”, afirmou Rosane.
Motivação e crescimento
Antônio Roberto, conhecido consultor comportamental de Belo Horizonte, passou pela Faculdade esta tarde de sexta-feira, 26, para fechar a semana. Em palestra sobre a importância da motivação no cotidiano das pessoas, Antônio Roberto (no centro da foto no topo desta matéria) divertiu e emocionou a platéia, entre piadas, casos e conselhos, sempre bem-humorados.
Segundo ele, a pessoa é motivada quando coloca a alegria em “altíssimo” grau na vida. “E a motivação se torna importante, porque é inerente ao ser humano ser alegre. Aprendemos a sofrer com o tempo, e nos esquecemos da alegria, que devemos perseguir”, afirmou.
O palestrante afirmou ainda que não são as circunstâncias que motivam, mas sim o modo como os indivíduos lidam com elas. “A culpa não é dos outros, o sofrimento não vem de fora, vem de dentro. O problema não é sofrer, mas se tornar um sofredor. É importante atravessar as dores, saber lidar com a luz e a sombra da vida”, aconselhou.
Leia mais:
Homenagem a mais antigos abre Semana do Servidor – 23 de outubro de 2007
Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação: Mariana Pires – Estudante de Comunicação
Fotos: Mariana Pires e Anderson Siqueira (Foto 2) – Estudantes de Comunicação
(31) 3248 9651 e jornalismo@medicina.ufmg.br