Semana do servidor termina com emoção e reflexão


26 de outubro de 2007


Mudança, permanência e cuidado foram temas da Semana do Servidor, encerrada hoje, sexta-feira, 26. Durante cinco dias, uma programação diversificada movimentou a Faculdade de Medicina para homenagear os servidores públicos.

Durante a cerimônia de abertura, na segunda-feira, 22, o professor Roberto Assis Ferreira, do Departamento de Pediatria (PED) e a técnica em educação Ercília Aparecida de Souza, assistente de administração do Centro de Graduação (Cegrad), foram homenageados, respectivamente, como docente e funcionária mais antigos em atividade na Faculdade de Medicina. Essa homenagem está sendo feita em todas as unidades da UFMG, como parte das comemorações dos 80 anos da Universidade.

22out_anderson_dia-do-servidor_9_26_edited.JPGRoberto Assis Ferreira, ao receber a placa de homenagem das mãos do diretor da Unidade, Francisco José Penna (foto 2), agradeceu pela distinção e se disse muito satisfeito por ser lembrado por uma instituição tão respeitada como é a Faculdade de Medicina da UFMG. “Tenho muito orgulho de trabalhar aqui”, declarou.

Histórias para adultos

Na terça-feira, 23, os servidores tiveram a oportunidade de ouvir casos contados por Marilene e Daura, que, depois da aposentadoria, resolveram se dedicar à arte de contar histórias.

As duas também falaram sobre o grupo de contadores de história de que fazem parte, conhecidos por utilizarem um xale colorido, segundo Marilene, bordado por fadas, que liberta as histórias a serem contadas. O grupo se reúne todos os sábados, das 11h às 13h, na Feira Tom Jobim (Colégio Arnaldo), para compartilhar histórias entre si e também com as pessoas que visitam a feira.

daura.jpg“Todo mundo acha que história é coisa para crianças, o que é errado. Histórias mexem com os adultos, também”, afirmou Marilene. “Graças à Deus, as pessoas estão readquirindo o hábito de contar histórias”, completou Daura (foto).

Mudanças no corpo e na alma

Na quarta-feira, 24, uma equipe de cabeleireiras do Salão Lu Nuances (Rua dos Otoni, 909, sala 16), fez a cabeça dos servidores da Faculdade de Medicina. De 13h às 18h, elas fizeram cortes e penteados diversos em 12 funcionários.

marizete.jpgMarizete Temponi de Souza (foto), secretária do Departamento de Saúde Mental (SAM), radicalizou: cortou bem curto os cabelos que, há 24 anos, eram compridos. “Adorei a iniciativa. Eu já até havia resolvido cortar os cabelos, o que sempre foi um pedido do meu marido. O “salão” foi montado aqui no momento certo”, afirmou a servidora. “O difícil vai ser eu me acostumar”, se divertiu, mostrando o novo visual.

Após cuidar da beleza exterior, os servidores puderam se dedicar ao interior. A oficina de Ikebana, arte floral japonesa, reforçou, na teoria e na prática, a importância do positivismo na vida diária. A vivência consistiu em montar um arranjo de flores sob orientação da professora Rosane Maria Pinheiro (no centro, de vestido azul) e emocionou os participantes. “É maravilhoso ser o instrumento para permitir que as pessoas fiquem felizes, satisfeitas, com o objetivo alcançado. Fico muito grata”, afirmou Rosane.

ikebana.jpg

Motivação e crescimento

Antônio Roberto, conhecido consultor comportamental de Belo Horizonte, passou pela Faculdade esta tarde de sexta-feira, 26, para fechar a semana. Em palestra sobre a importância da motivação no cotidiano das pessoas, Antônio Roberto (no centro da foto no topo desta matéria) divertiu e emocionou a platéia, entre piadas, casos e conselhos, sempre bem-humorados.

Segundo ele, a pessoa é motivada quando coloca a alegria em “altíssimo” grau na vida. “E a motivação se torna importante, porque é inerente ao ser humano ser alegre. Aprendemos a sofrer com o tempo, e nos esquecemos da alegria, que devemos perseguir”, afirmou.

O palestrante afirmou ainda que não são as circunstâncias que motivam, mas sim o modo como os indivíduos lidam com elas. “A culpa não é dos outros, o sofrimento não vem de fora, vem de dentro. O problema não é sofrer, mas se tornar um sofredor. É importante atravessar as dores, saber lidar com a luz e a sombra da vida”, aconselhou.

Leia mais:
Homenagem a mais antigos abre Semana do Servidor
23 de outubro de 2007

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação: Mariana Pires – Estudante de Comunicação
Fotos: Mariana Pires e Anderson Siqueira (Foto 2) – Estudantes de Comunicação
(31) 3248 9651 e jornalismo@medicina.ufmg.br