Seminário apresenta pesquisa sobre eletrocardiografia em pacientes chagásicos
18 de março de 2019
Para apresentar as pesquisas da Faculdade de Medicina da UFMG e estimular novas ideias e projetos, o Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Instituição realiza o seminário “The volume-time curve by three-dimensional echocardiography in Chagas cardiomyopathy and mitral stenosis: insights into mechanism of hemodynamic adaptations”.
O encontro é aberto ao público e ocorre na próxima quinta-feira, 21 de março, das 14h às 15h, na sala 171 da Faculdade de Medicina da UFMG. O trabalho que será apresentado faz parte da pesquisa de doutorado de Airandes de Sousa Pinto, orientada pelo professor do Departamento de Clínica Médica, Manoel Otávio da Costa Rocha.
O estudo identificou uma nova maneira de fazer avaliação funcional do coração de pessoas com Doença de Chagas, através do eletrocardiograma. “É uma técnica menos invasiva do que o cateterismo, que se baseia em equação matemática que permite ler a curva de pressão e volume”, conta o professor.
Mini currículo
Airandes de Sousa Pinto é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1991) e mestre pela Faculdade de Medicina da UFMG (2003), no programa de Infectologia e Medicina Tropical. Atualmente, trabalha como professor Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana e médico cardiologista com ênfase em ecocardiografia na Clínica Maria Quitéria em Feira de Santana, Bahia.