Seminário celebra 10 anos do PPG Fono

13 de novembro de 2023 - , , ,

O Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG (PPG Fono) completa dez anos em 2023 e realizará seminário para celebrar o marco e apresentar trabalhos produzidos pelo programa. O evento acontece no dia 25 de novembro, às 8h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. Clique aqui para se inscrever.

A história do programa começou com o curso de mestrado e hoje já possui 156 alunos titulados, sendo 152 mestrados e 4 doutorados. Atualmente, o programa conta com 81 alunos matriculados, sendo 44 de mestrado e 37 de doutorado.

O programa conta com quatro linhas de pesquisa, a saber: Saúde funcional em voz e desempenho comunicativo; Saúde funcional em motricidade orofacial e disfagia; Saúde funcional em linguagem, audição e equilíbrio; e Funcionalidade em saúde coletiva. Foram escolhidos trabalhos de todos os grupos para serem apresentados na programação do seminário.

Confira a programação completa aqui.

“A pós-graduação vem como uma consequência do Departamento. À medida que os professores foram amadurecendo suas pesquisas o programa ganhou notoriedade”

Luciana Macedo de Resende

Para a professora Luciana Macedo de Resende, coordenadora do programa, “o PPG está consolidado e agora o desafio é melhorar a nota de avaliação junto a CAPES e aumentar a produção, que qualitativamente já é bem avaliada”, afirma a professora. O PPG Fono atrai profissionais de várias áreas, destaca Luciana Resende. Segundo ela, “é uma pós-graduação, por si só, transdisciplinar e multifuncional”.

O PPG Fono desenvolve pesquisas e parcerias com outros núcleos e programas de outras unidades da UFMG, como a Faculdade de Letras, a Faculdade de Educação, Faculdade de Música, Escola de Engenharia, além dos cursos nas áreas da saúde.

A professora também recorda a consistência do programa, tendo a excelência da pesquisa e a união como características. “Além de premiações e destaques dos trabalhos que foram desenvolvidos pelo programa, destaco a união do grupo, que sempre trabalhou em coletivo para qualificar ainda mais o nosso programa”, aponta a professora Luciana Resende.

Produção científica:
– 476 artigos científicos