Seminário da pós-graduação debate a violência no âmbito da saúde coletiva

Evento é aberto ao público e conta com pesquisadora internacionalmente reconhecida na temática

07 de novembro de 2022 - , , , ,

Na próxima sexta-feira, 11 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG convida a pesquisadora emérita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Cecília de Souza Minayo, para um debate online sobre “Violência e Saúde Coletiva: desafios contemporâneos”. O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Participe do evento que será transmitido pelo Zoom: bit.ly/ViolênciaESaúdeColetiva.

A realização é da disciplina “Seminário em Saúde Coletiva” que promove encontros mensais para debater temas atuais e relevantes da saúde coletiva, convidando profissionais expertises na temática. Neste próximo encontro contará com “uma convidada internacionalmente reconhecida pelos trabalhos sobre violência e saúde, tema que entrou na agenda da Saúde Coletiva em meados dos anos 1990”, destaca a professora Elis Borde.

“Além de analisar tendências na mortalidade por causas externas e sua distribuição mundial, a área da Saúde Coletiva tem abordado os impactos mais abrangentes da violência, entendendo-a como um fenômeno biopsicossocial, complexo e dinâmico”, acrescenta a professora. Ou seja, o seminário avaliará como a Saúde Coletiva se caracteriza ao reconhecer a multidimensionalidade e complexidade da violência, com interesse em compreender suas causas mais estruturais e seus variados impactos sobre a saúde, a vida e a morte.

Maria Cecília de Souza Minayo

Foto: Portal Fiocruz

A convidada Cecília Minayo é socióloga, antropóloga e uma referência para pesquisadores da saúde pública que estudam o fenômeno da violência no âmbito da saúde. Doutora em saúde pública, há 34 anos ela se dedica à pesquisa, ensino e orientação de mestres, doutores e pesquisadores de iniciação científica sobre os impactos sociais dos adoecimentos e dos agravos à saúde provocados pela violência.

Cecília Minayo também é uma das fundadoras do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, centro de pesquisa, ensino e assessoria, que objetiva investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira e latino-americana.

Ela ainda presidiu a Comissão Nacional criada pelo Ministro da Saúde do Brasil para formular a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Violência e Acidentes. E também é fundadora e editora-chefe (desde 1996) da Revista Ciência & Saúde Coletiva, periódico de circulação internacional e um dos principais em Saúde Pública no Brasil e na América Latina.