Seminário da Tutoria discute estratégias de enfrentamento do estresse


03 de outubro de 2017


 

Evento promove espaço de reflexão acerca de problemas que atrapalham o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes

 

Jayne Ribeiro*

 

A Faculdade de Medicina da UFMG, sedia, no dia 20 de outubro, o 5° Seminário da Tutoria, com o tema “Mindfulness como estratégia anti-estresse”. O encontro, direcionado a alunos da disciplina, é aberto a todos os interessados, e não necessita de prévia inscrição.

Estresse, ansiedade no contexto acadêmico e mindfulness como estratégia no manejo de situações complicadas, compõem os debates do Seminário. O evento é coordenado pelo psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem)  e coordenador do Programa de Tutoria da Faculdade de Medicina da UFMG, Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis, e terá como palestrante a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (GOB), Sara Paiva.

Segundo o professor Gilmar, o objetivo da ação é promover o debate de temas, dados e informações para provocar reflexões acerca de questões que impactam no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Para ele, o Seminário contextualiza cenários e dificuldades vivenciados pela população. “O evento permite trocas e reflexões que apontam para caminhos possíveis na compreensão dos problemas discutidos”, afirma.

Gilmar destaca que a iniciativa disponibiliza um espaço de debate muito importante para os alunos. “É o momento de parar para pensar e refletir sobre questões que afligem os alunos e muitas vezes são negligenciadas em função dos afazeres acadêmicos. É um espaço que visa contribuir para melhorar a qualidade de vida desses estudantes, através do enfrentamento do estresse e da ansiedade”, relata.

O evento acontece das 18h às 20h, no auditório do 4° andar da Faculdade de Medicina da UFMG.

Tutoria no curso de Medicina
Os alunos do curso de medicina da UFMG têm a Tutoria como uma de suas disciplinas obrigatórias. Essa disciplina busca orientar os estudantes acerca de metodologias de estudo para garantir que eles possam aproveitar ao máximo a sua formação médica e experiência acadêmica.

O professor Gilmar conta que os alunos que desejam continuar com as tutorias podem, após o cumprimento da disciplina obrigatória, participar do Programa de Tutoria, que é composto pela disciplina optativa Tutoria B, pelo Programa de co-tutores e tutores-júnior, além de outras iniciativas. Os encontros do Programa acontecem por duas horas, semanalmente, durante o semestre letivo.

Gilmar afirma que o principal objetivo do Programa é o acompanhamento sistemático do aluno durante a sua graduação, com o intuito de auxiliar no seu desenvolvimento técnico e emocional. “Queremos de forma humanizada, colaborar para a avaliação e o encaminhamento dos problemas que se apresentam ao longo da formação do estudante”, aponta o professor.

Mais informações: Napem – 3409 9696

*Redação: Jayne Ribeiro – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires