Seminário discute vínculo empregatício e saúde dos trabalhadores nesta quarta-feira
Resultados de estudos inéditos que relacionam saúde dos trabalhadores e vínculo de emprego serão divulgados durante o evento
01 de outubro de 2018
Resultados de estudos que relacionam saúde dos trabalhadores e vínculo de emprego serão divulgados durante o evento
Emprego em tempos de recessão econômica e reforma trabalhista são temas que têm pautado as discussões políticas no país e configuram entre as preocupações dos brasileiros na atualidade. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (Nest) promove o “II Seminário Nacional Trabalho e Emprego no Brasil”. O evento ocorre na Faculdade de Medicina da UFMG, nesta quarta-feira, 3 de outubro, e no dia 26 deste mês, com programação distinta em cada um dos dias.
O objetivo do seminário é divulgar os resultados das pesquisas sobre a relação entre vínculo empregatício e saúde dos trabalhadores. “É muito importante conhecer os desafios para a saúde pública num contexto de reformas trabalhistas, em que são agudos os dilemas face ao crescente desemprego”, afirma a coordenadora do Nest e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Ada Ávila.
De acordo com a professora, estudos mostram piora nas condições de saúde dos trabalhadores com emprego precário, sem direitos previdenciários e trabalhistas. “A insegurança no emprego aumenta o risco de adoecimento”, explica.
O seminário é destinado aos profissionais de saúde, técnicos de segurança no trabalho, pesquisadores, sindicalistas, alunos, professores e demais interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online. Será emitido certificado aos participantes.
Programação
No primeiro encontro do seminário, haverá palestra da coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais, Marta de Freitas, que irá introduzir o evento. A professora Ada Ávila também integra a programação desta quarta-feira, com a palestra “Emprego, desemprego e subemprego:evidências de adoecimento”.
No encontro do dia 26 deste mês, o doutor em desenvolvimento e economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Tiago Oliveira, irá debater os dados nacionais de emprego e as terminologias utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisas nacionais. Para conferir a programação completa, clique aqui.
Mais informações: 31 3409 9112 ou cegest@medicina.ufmg.br