Seminário Integrado para quinto período será semestral

26 de maio de 2015

manhã discussão caso 2 grupoCom o objetivo de fazer com que os alunos consigam integrar as diversas disciplinas lecionadas, o quinto período do curso de Medicina da UFMG participou da primeira edição do Seminário Integrado, no dia 13 de maio. A atividade era realizada no sexto período mas, após a implantação do novo currículo, apenas a turma do quinto decidiu dar continuidade.

“Apesar das disciplinas serem abordadas separadamente no curso, eles devem aprender que o raciocínio clínico e a conduta envolvem todas elas em cada paciente. É uma forma de avaliação em que os alunos aprendem a medicina integralmente”, explica a professora Cristiana Nunes, coordenadora geral do quinto período.

Segundo ela, os professores coordenadores de cada disciplina se reúnem quinzenalmente para a criação de dois casos clínicos de temas já estudados. Os alunos, por sua vez, são distribuídos em grupos de dez, separados por dia e turnos (manhã e tarde). Dois destes grupos são sorteados para apresentar os casos e os demais participam com perguntas e comentários após a apresentação. Outros dois grupos são sorteados para fazer uma simulação de uma situação dentro de um atendimento como dar notícia de falecimento, solicitar termo de consentimento, entre outros.

“A importância do seminário se refere a esta nova forma de estudar e raciocinar clinicamente, e leva as disciplinas do período a se encontrarem e conversarem, promovendo maior integração entre os conteúdos e temas abordados por cada uma delas”, afirma Cristiana. Ela também diz que os alunos participaram com entusiasmo e dedicação, aprovaram a experiência e esperam repeti-la. A intenção atual é realizar esta avaliação semestralmente para o quinto período.

Além da Cristiana, também participaram da elaboração do seminário os professores Valéria de Melo Rodrigues, Maria da Conceição Werneck, Luiz Ronaldo Alberti, Tatiana Mourão Lourenço, João Paulo Matushita e Andreia Maria Rocha.