Acesso interno

Seminário divulga informações para comunidade

Evento teve como objetivo instruir a comunidade acadêmica sobre a pandemia.


13 de março de 2020 - , ,


Evento reuniu especialistas da comunidade do Campus Saúde: Foto: Carol Morena.

Nesta sexta feira, 13 de março, aconteceu o seminário “Covid-19 – Como enfrentar mais este desafio”. A ação da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG teve como objetivo orientar a comunidade acadêmica sobre o novo coronavírus, o COVID-19, definida como pandemia pela OMS, no último dia 11 de março. O evento foi gravado e está disponível na internet.

“Não podíamos deixar de fazer esse seminário, porque somos da área da saúde. É nosso papel, enquanto instituição pública, dar esse suporte em pesquisa, ciência e tecnologia. Esperamos que essas orientações não protejam somente a comunidade, mas que também sejam distribuídas para a sociedade como um todo”, comentou o diretor da Faculdade, professor Humberto José Alves.   

Professor Unaí tratou de aspectos epidemiológicos e clínicos. Foto: Carol Morena.

No evento, foram discutidas características gerais do vírus e seu histórico. “A ideia desse encontro é proporcionar uma noção básica do que é o novo coronavírus, com dados científicos bem embasados. Com isso, vocês podem compartilhar essas informações com seus colegas, pais, avós e outros familiares, com o intuito de não gerar pânico na sociedade, porque não há motivo para isso”, apontou o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Unaí Tupinambás. Unaí ainda explicou que o coronavírus é um RNA vírus, e, por isso, possui uma facilidade de mutação, assim como o vírus do HIV, por exemplo. Segundo ele, é um vírus frágil, e um pouco de sabão ou álcool em gel já é o suficiente para que ele morra.  

“Desde a década de 1960, a existência do coronavírus já era conhecida. Eles causam resfriados comuns, principalmente nas crianças, que ficam gripadas cerca de 4 a 9 vezes por ano”, completou Unaí. 

Além das características da doença, o professor Emérito da Faculdade de Medicina, Dirceu Greco, abordou aspectos do cenário atual que interfere diretamente na contenção do vírus, como os baixos recursos do Sistema Único de Saúde. Ele ainda ressaltou a importância de continuar alerta com as doenças. “Epidemias sempre aconteceram e surgem de repente. Não vai ser a última. Por isso, é muito importante que todo esse preparo para o novo coronavírus sejam mantidos e usados posteriormente”, afirmou. 

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo sobre o novo coronavírus COVID-19, com o objetivo de facilitar o acesso às informações da doença e evitar a propagação de fake news. Para saber mais informações, acesse o site.   

O gerente de atenção à saúde do Hospital das Clínicas da UFMG e professor associado do Departamento de Pediatria da Faculdade, Alexandre Rodrigues Ferreira, divulgou as medidas internas de contingência do HC, tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde. Dentre as medidas do Hospital, estão: higienização das mãos, uso de proteções (luvas, máscaras e óculos de proteção, por exemplo), limpeza dos equipamentos, descarte correto dos produtos, entre outros. 

Confira o vídeo do evento

Veja mais imagens do evento: