Seminário discute o aconselhamento genético e familiar relacionado ao câncer de mama
24 de outubro de 2018
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estatísticas indicam aumento da sua incidência em todo o mundo e a ocorrência de 59.700 mil casos novos só no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para conscientizar a população da importância da detecção precoce da doença, enfatizar a importância de a mulher conhecer as suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará, no próximo dia 26 de outubro, o seminário “Câncer de Mama: Abordagem dos Pacientes de Alto Risco Familiar e Genético”. O evento acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, das 8h às 13h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas neste link.
Segundo o mastologista Gabriel de Almeida Silva Junior, coordenador do Serviço de Mastologia da instituição, ao propor uma discussão sobre o tema, ainda pouco debatido no âmbito da saúde pública, o hospital ajuda a conscientizar profissionais e pacientes acerca da importância do aconselhamento genético e familiar relacionado ao câncer de mama. “Quanto mais discutirmos, mais saberemos lidar com a doença e encontraremos apoio para vencermos o problema”, garante.
Haverá duas mesas-redondas. A primeira acontecerá às 8h30 e irá discutir o controle de pacientes de alto risco. Logo em seguida, às 11h, a discussão será de aplicações da genética no câncer de mama, síndromes hereditárias e aplicação da genômica. O evento também será uma oportunidade para que médicos e gestores debatam os desafios e as perspectivas relacionadas à estruturação de um centro de controle do câncer hereditário no HC/UFMG.
Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG