Sérgio Pena é vencedor do Prêmio Mares Guia

09 de outubro de 2012

Sérgio Pena é chefe do Laboratório de Genômica da Faculdade de Medicina da UFMG

O professor e médico geneticista Sérgio Danilo Pena, chefe do Laboratório de Genômica da Faculdade de Medicina da UFMG, é o vencedor da quarta edição do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica. Referência internacional em medicina genética e fundador do Gene – o primeiro núcleo completo de genética médica da América Latina – ele foi indicado pela reitoria e pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB).

A comissão organizadora decidiu, por unanimidade, a indicação pela sua condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da ciência em Minas Gerais e no Brasil, em especial na área da genética de populações e genômica humana. As pesquisas de Pena têm contribuições importantes para o entendimento da diversidade genética, mostrando que critérios para diferenciar raças humanas não possuem significado biológico.

A premiação acontece no próximo dia 15 de outubro às 15h na Cidade Administrativa com a presença do Governador Anastasia. Na ocasião, também será realizada a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas.

Sobre o vencedor
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina (1970), Sérgio Danilo Pena Fez Doutorado no Department of Human Genetics da University of Manitoba, Canadá (1977) e Pós-Doutorado no Institute for Medical Research em Mill Hill, Londres. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Também é Diretor Científico do GENE – Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais e da Gene-Genealógica Central de GenoTipagem de Animais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Academy of Sciences of the Developing World (TWAS), Academia Mineira de Medicina, Academia Mineira de Pediatria e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira, estrutura populacional do Trypanosoma cruzi, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da Genômica de Nova Geração em Medicina Clínica.

O prêmio
O Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica, criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), chega este ano a sua quarta edição. A Premiação foi desenvolvida para contemplar pesquisadores que desenvolvam projetos de pesquisa básica que contribuam expressivamente para o avanço científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções, produtos ou processos para problemas da humanidade. Parte-se do princípio que é imperativo promover o conhecimento fundamental a partir de necessidades identificadas, com eventual aplicação dos novos conhecimentos, gerados na pesquisa básica. O Prêmio consiste em medalha, certificado e um cheque no valor de R$ 10 mil.

Redação: Fapemig