Seriado UFMG: recursos de isenção das inscrições podem ser enviados até sexta
10 de setembro de 2025 - Formas de Ingresso, seriado, Vestibular Seriado
A Diretoria de Processos Seletivos da UFMG (Copeve) publicou na última semana o resultado dos pedidos de isenção do valor da inscrição no Seriado UFMG, processo seletivo de avaliação seriada para cursos de graduação que terá seu primeiro ciclo iniciado este ano. Os candidatos interessados em interpor recursos contra os indeferimentos devem se manifestar até o dia 12 de setembro, sexta-feira, na Área do Candidato, onde estão também as justificativas de indeferimento. A resposta aos recursos estará disponível a partir de 17 de setembro.
As inscrições, no valor de R$ 150, podem ser feitas até 19 de setembro, por meio de sistema online no site da Copeve. É concedida isenção integral ao estudante inscrito no CadÚnico e parcial (de 50%) ao candidato que esteja cursando ou que tenha concluído o ensino médio em escola da rede pública, e também àqueles que são ou foram bolsistas integrais de escola privada.
Seriado UFMG
A UFMG começa a implementar neste ano o Seriado UFMG, forma adicional de ingresso na Universidade. Os candidatos farão provas em três anos consecutivos. As provas do primeiro ciclo vão ser aplicadas em 14 de dezembro de 2025.
O processo terá seu primeiro ciclo em 2025, 2026 e 2027, com uma etapa de avaliação a cada ano. Assim, os primeiros estudantes a entrar na UFMG por essa porta iniciarão sua trajetória acadêmica no ano letivo de 2028.
Por que usar “processo seletivo” e não “vestibular”
O uso da nomenclatura Seriado UFMG reflete a preocupação da Universidade em aliviar a tensão e o peso de uma única prova decisiva. O processo seletivo seriado possibilita que o estudante planeje progressivamente o seu percurso e projete suas expectativas de forma mais tranquila, diferentemente da abordagem tradicional do “vestibular”, que concentra a possibilidade de aprovação ao fim de um único ano, o último de sua formação no ensino médio.
Vale destacar ainda que o termo “vestibular” sempre esteve associado à ideia de “funil”, de seleção acessível a poucos, enquanto o novo processo seriado da UFMG insere-se numa lógica de acesso inclusivo ao ensino superior público, pois preserva uma das maiores conquistas da sociedade brasileira neste século: a Lei de Cotas.
Cedecom