Simpósio celebra 20 anos de atuação do Internato Rural da Escola de Enfermagem

05 de dezembro de 2018

Atividade introduz estudantes na prática de serviços de atenção básica à saúde

Ação educativa do Internato Rural com grupo de mulheres no município de Dom Joaquim. Foto: Escola de Enfermagem/UFMG

O Internato Rural da Escola de Enfermagem, que introduz os estudantes de graduação no estágio prático de serviços de atenção básica à saúde, vai celebrar 20 anos com a realização de simpósio, nos dias 10 e 11 (segunda e terça-feiras). A programação, que será cumprida no auditório Maria Sinno, no campus Saúde, inclui mesas-redondas, apresentação de pôsteres, oficinas, minicursos e mostra de fotografia e vídeo com homenagem aos municípios parceiros. Os interessados em participar devem se inscrever pelo email  simposiointernatorural20eeufmg@gmail.com.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Rosa Godoy fará a conferência de abertura do evento, no dia 10, às 10h45, sobre A enfermagem na atenção básica: avanços e desafios.

O professor Francisco Carlos Félix Lana, coordenador da disciplina Estágio curricular: atenção primária à saúde, que possibilita o internato rural, destaca a importância do estágio como forma de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como política social de Estado. “A integração ensino e serviço constitui o principal pilar desta estratégia, inovadora e reconhecida nacionalmente”, afirma Lana.

A disciplina, ofertada no nono período do curso, contribui para que os estudantes desenvolvam, nos serviços da rede básica de saúde dos municípios, atividades assistenciais, administrativas, gerenciais, educativas e de investigação em enfermagem. Os alunos recebem supervisão de um enfermeiro do serviço e de um docente da Escola de Enfermagem.

Redação: Centro de Comunicação da UFMG