Simpósio debate sobre saúde mental de médicos e estudantes da área
03 de setembro de 2018
Integrando a programação do Setembro Amarelo, o simpósio “Saúde Mental e Suicídio entre Médicos e Estudantes: Desafios e Possibilidades” será realizado nos dias 12 e 13 deste mês, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, com programação direcionada a estudantes e profissionais de Medicina e Psicologia. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online.
O Simpósio é uma ação de extensão do Departamento de Saúde Mental (SAM) com apoio da Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG e parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria, que faz parte da programação do Setembro Amarelo – Mês de Prevenção do Suicídio, uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria.
A programação do evento inclui o lançamento do Núcleo de Apoio Psiquiátrico e Psicopedagógico ao Residentes do Hospital das Clínicas da UFMG (Nappre-HC), com a participação do professor do SAM e coordenador do Serviço de Psiquiatria do HC, Bernardo Viana.
Além disso, será abordado as experiências do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade (Napem); do projeto de extensão V.I.D.A.S, coordenado pelo professor e chefe do SAM Humberto Côrrea; do Grupo de Apoio a Enlutados da Faculdade de Medicina da UFMG (Gaes); do Núcleo de Apoio da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e de um serviço de Assistência em Saúde Mental para Médicos Residentes da Unifesp. Também haverá apresentação de pesquisas, debates em mesas-redondas e palestras sobre saúde mental e suicídio.
Oficinas
Os professores do Departamento de Saúde Mental da Faculdade (SAM), Leandro Malloy e Fernando Silva Neves promovem, na quarta-feira, 12, pela manhã, uma oficina direcionada para professores da Faculdade de Medicina da UFMG sobre saúde mental e mudanças. Já no dia 13, pela manhã, acontece a oficina “Os preceptores do HC e a saúde mental dos residentes”.
Cinema
Na quinta-feira, 13 de setembro, o filme Nasce uma estrela abrirá a mostra “Luz, câmera e prevenção. O Setembro Amarelo vai ao cinema” que exibe, até o dia 27 de setembro, filmes com temática ligada ao suicídio.
As exibições, gratuitas, serão na sala Humberto Mauro, no Palácio das Artes, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.537.