Simpósio internacional vai analisar a Neuroarquitetura como fator de bem-estar em diferentes etapas da vida
Presencial, evento realizado na Escola de Arquitetura, na Savassi, reúne pesquisadores da UFMG, de diferentes Unidades, e da Escola de Arquitetura da Universidade de Sheffield, no Reino Unido
21 de maio de 2024 - arquitetura, Evento, INCT, internacional, neuroarquitetura, Neurologia, Neurotecnologia Responsável, NeurotecR, Simpósio, UFMG
Na manhã do dia 3 de junho, das 9h às 11h, a Escola de Arquitetura da UFMG vai sediar o Simpósio de Neuroarquitetura ao Longo do Ciclo Vital. Com tradução simultânea, o evento – gratuito – vai reunir especialistas da Arquitetura e da Faculdade de Medicina da UFMG, além de professores da Universidade de Sheffield. Eles vão apresentar estudos relacionados à influência do ambiente construído no funcionamento cerebral e o bem-estar humano, em diferentes etapas da vida. Aberto a interessados de várias áreas, não há inscrição prévia.
Embora ainda pouco conhecida, a aplicação da Neurociência à Arquitetura busca obter insights sobre o comportamento humano em ambientes construídos. Sua conexão com o bem-estar das pessoas fica cada vez mais evidente, uma vez que, embora ainda relativamente desconhecida, esse campo já possui uma base sólida de resultados.
A Neurociência investiga o sistema nervoso, suas estruturas, funcionalidades e aspectos fisiológicos como forma de compreender como as atividades das células nervosas nos circuitos neurais se relacionam com a complexidade dos processos mentais. Já a Arquitetura, combina arte e técnica para criar espaços organizados que abrigam atividades humanas e possam gerar impactos positivos naqueles que os ocupam. As recentes transformações tecnológicas têm permitido uma maior exploração da Neuroarquitetura para compreender mais profundamente nossa relação com os espaços que habitamos. Não apenas as respostas psicológicas e comportamentais das pessoas, mas também as reações fisiológicas do organismo diante do ambiente construído.
PROGRAMAÇÃO
Promovido pela Diretoria da Escola de Arquitetura e pelo INCT Neurotec-R (@inctneurotecr), o Simpósio começa às 9 horas, na segunda-feira, 3 de junho. O professor Maurício Campomori, diretor da Escola de Arquitetura e pesquisador do INCT NeuroTec-R, abre a programação destacando a relevância da neuroarquitetura na sociedade contemporânea e mostrar um pouco das pesquisas que se iniciam nesse campo em diferentes Programas de Pós-graduação, e suas implicações para o design de espaços. Um destaque especial será dado ao Projeto NEXT, que se propõe a descobrir “como a tecnologia e a neurociência se unem para criar ambientes mais saudáveis e funcionais”.
Às 9h30, o médico Marco Aurélio Romano Silva, chefe do departamento de Psiquiatria e um dos organizadores do encontro e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável, apresenta os avanços do NeuroTec-R, rede internacional de pesquisadores nesse campo, sediada na Faculdade de Medicina da UFMG.
10h será a vez da arquiteta Paula Barros, professora do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG e também professora visitante júnior na Universidade de Sheffield, Reino Unido. O tema abordado por ela vai relacionar como o espaço físico urbano pode afetar a experiência emocional das crianças em sua mobilidade independente, em “Medo e Alegria: os Dois Lados da Mobilidade Independente das Crianças”. Paula Barros é doutora em Design Urbano pela Oxford Brookes University, mestre em Renascimento Urbano Aplicado às Comunidades Locais, pela Universidade de Liverpool.
Às 10h30 o tema será “Envelhecimento Populacional e Habitação Informal na Tailândia”, com o engenheiro Isaiah Durosaiye. Diretor adjunto de Pesquisa de Pós-graduação da Universidade de Sheffield, Reino Unido, o cientista vai falar sobre seus estudos acerca de envelhecimento e ambiente construído, em especial sobre os desafios enfrentados por idosos em contextos urbanos informais. Doutor em Projeto Arquitetônico e mestre em Gestão Sustentável de Resíduos, Durosaiye investiga particularmente como as interações entre seres humanos e o ambiente podem apoiar a saúde e o bem-estar dos idosos.
Este será um dos primeiros eventos acadêmicos abertos ao público em geral para estudar com profundidade um tema contemporâneo, mas haverá outros. Acompanhe a programação no canal Instagram @inctneurotecr.
SERVIÇO
Simpósio internacional (Presencial) “Neuroarquitetura ao Longo do Ciclo Vital”
Dia 3 de junho de 2024. A partir das 9 horas
Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG
R. Paraíba, 697 – Savassi, Belo Horizonte. MG.
9h – Abertura: Prof. Maurício Campomori
9h10 – Programas de Pós-Graduação: Pesquisas em andamento
9h30 – Laboratório NEXT – Tecnologias Digitais e possibilidades para Neuroarquitetura
9h45 – INCT NeurotecR – Prof. Marco Aurélio Romano Silva
10h – “Medo e Alegria: os Dois Lados da Mobilidade Independente das Crianças” – Dra. Paula Barros
10h30 – “Envelhecimento Populacional e Habitação Informal na Tailândia” – Dr. Isaiah Durosaiye
Marcus Vinicius dos Santos – Comunicação do INCT NeuroTec-R