Simpósio marca início das atividades do Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica do HC

06 de novembro de 2019 - , , , ,

Clique para ampliar.

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFMG, evento que irá discutir com residentes e profissionais de saúde a importância do treinamento em educação cirúrgica e apresentar o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (Cetec) do HC-UFMG, o primeiro de Minas Gerais. O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, das 17h às 20h, no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia.

A programação contará com duas conferências: “Simulação na educação médica: mudança de paradigmas” e “Percepções e habilidades corporais por meio da técnica Alexander”. Também haverá uma discussão sobre a residência médica e o treinamento em educação cirúrgica. Atualmente, o Hospital das Clínicas tem 19 programas de residência médica cirúrgica e 183 residentes nesta área.

De acordo com chefe da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HC-UFMG, professora Marilene Vale de Castro Monteiro, é muito importante que o residente adquira habilidade técnica antes de participar de cirurgias envolvendo pacientes. “A simulação e o treinamento cirúrgico em simuladores são partes importantes da capacitação dos residentes. Isso era uma lacuna que existia no hospital e que agora está sendo preenchida com esse simpósio e com o CETEC”, disse ela.

O Centro

O Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFMG vai capacitar os residentes dos programas de residência cirúrgica da instituição, por meio de simuladores de experimentação, para lidarem com diversas condições que afetam qualquer área do corpo e necessitam de intervenção cirúrgica. Tratam-se de treinamento fora da sala operatória, possibilitando que o residente crie uma habilidade técnica antes de participar de cirurgias envolvendo pacientes.

O Cetec é o primeiro do tipo em Minas Gerais e funcionará a partir do dia 7 de novembro. Serão dois modernos simuladores à disposição dos alunos, um de laparoscopia e outro de robótica. O centro também contará com caixas pretas para treinamentos em modelos inanimados e biológicos.

(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)