Simpósio marca retomada do Encantarte após restrições

Evento promove oficinas e encontro de gerações nos dias 5 e 6 de outubro.

16 de setembro de 2022 - ,

Participantes do projeto na porta da Faculdade de Medicina. Foto: Arquivo pessoal/Encantarte.

O Encantarte, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, realiza seu quinto Simpósio nos dias 5 e 6 de outubro, com o tema “A arte de (re)conectar”. O evento marca a retomada das ações presenciais do projeto após o período de restrições pela covid-19. As inscrições vão até o dia 4 de outubro.

A programação inclui roda de conversa, mesa-redonda e oficinas, com temas como trabalho corporal, palhaçaria e dança. Um dos destaques do evento é o encontro de egressos da Faculdade que passaram pelo projeto, ao longo de seus 11 anos, com atuais estudantes.

Foto: Arquivo pessoal/Encantarte.

Para a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e coordenadora do Encantarte, Janaína Matos Moreira, o projeto contribui para uma formação mais afetiva e empática. “Apesar de todo o avanço, as experiências que os alunos têm no Encantarte é um lugar diferente de possibilidades de interação. Geralmente a interação com os pacientes é no lugar de profissional de saúde, é difícil ter a dimensão lúdica da infância”, comenta.

Ela explica que o lugar do palhaço desafia o status quo, uma vez que é contra a normativa do comportamento esperado, e essa experiência enriquece a formação do profissional de saúde.

O evento é gratuito para alunos FUMP I e II. Consulte os valores para diferentes públicos e inscreva-se pelo site de cursos e eventos da Fundep/UFMG.

Encantarte

Atualmente, o projeto conta com atividades semanais que incluem reuniões, formações em palhaçaria e visitas às alas pediátricas do Hospital das Clínicas da UFMG (HC). O trabalho no HC segue as recomendações das comissões de biossegurança. Além das visitas, os participantes fazem decorações temáticas nas alas e distribuem kits para as crianças internadas, com itens como lápis de cor, por exemplo. O Instituto Hahaha é parceiro do Encantarte nas formações.
Acompanhe o projeto no Instagram.