Simpósio PRO discute papel do laboratório na clínica médica


23 de agosto de 2019 - , ,


Mesa de abertura. Foto: Guilherme Gurgel

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, o Departamento de Propedêutica Complementar (PRO) da Faculdade de Medicina da UFMG promoveu o I Simpósio PRO. O evento homenageou a história do PRO, que completa 30 anos desde a instalação na Faculdade.

Para o diretor da Instituição, professor Humberto José Alves, é importante valorizar a história e o trabalho de todas as pessoas que passaram pelo Departamento. “Tivemos esta semana, na Faculdade, a Semana de Inovação em Saúde, para falar de inovação e futuro. Mas todo futuro tem também um presente e um passado”, afirmou.

Para celebrar essa história, o evento homenageou todos os chefes do PRO de gestões anteriores, em especial os primeiros chefes do Departamento, os professores Oto Guimarães Mourão e José Nelson Mendes Vieira.
(Veja a galeria de imagens. Foto/Guilherme Gurgel):

Para expor também o conhecimento produzido no Departamento, foram promovidas mesas de debate sobre sífilis congênita e biomarcadores cardíacos. Segundo a chefe do PRO, professora Sandra Guerra, foram escolhidos temas em que o laboratório tem um papel preponderante no diagnóstico e na tomada de decisão. “O evento tem como objetivo enfatizar a correlação clínico-laboratorial e estreitar nossa relação com os demais departamentos”, revelou.

Participantes

Mesa de abertura: professora Sandra Guerra (Chefe do Departamento), professor Humberto José Alves, professora Luciana de Gouvea (Subchefe do Departamento)

Debate 1: Biomarcadores Cardíacos – Profa. Chams Bicalho Maluf; Prof. Antonio Luiz Pinho Ribeiro; Prof. Marcus Vinicius Melo de Andrade.

Debate 2: Sífilis Congênita – Profa. Suzane Pretti Figueiredo Neves; Profa. Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana; Prof. Mário Dias Corrêa Júnior.

Fotos: Guilherme Gurgel