Simpósio promove debate sobre representação social da morte com palestrantes da Antropologia, Medicina e Psicologia

16 de maio de 2022 - , , , , ,

No próximo sábado, 21 de maio, a partir das 9h, acontece o primeiro “Simpósio Online Representações Sociais da Morte”, promovendo o debate a partir dos aspectos médicos, psicológicos e antropológicos. O evento é promovido pelo conjunto de disciplinas da Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da UFMG, com coordenação do professor Kennedy Martinez de Oliveira, do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA).

A participação é aberta ao público, com inscrições gratuitas e disponíveis até o dia 20 de maio, pelo link doity.com.br/i-simposio-representacoes-sociais-da-morte ou Instagram @simposio.rsm.ufmg. Os participantes receberão certificado.

De acordo com o coordenador, o tema “morte” é um assunto de alta relevância para a área da saúde, “principalmente pelas evocações fundamentadas nas culturas e que, invariavelmente, impactam nas atividades profissionais”. “A disciplina de Anatomia oportuniza ao estudante, no início de sua vida acadêmica, no ambiente cartesiano do laboratório, um contato desconcertante com a morte”, afirma o professor Kennedy. “Assim, esse simpósio propõe, sobretudo, a partir da disciplina da anatomia e do projeto de doação de corpos: Vida Após a Vida, uma prática reflexiva sobre a condição humana”, completa.

Programação:
Tema: Morte: Companheira da Vida
Palestrante Janaine Camargo Oliveira, médica do Hospital Albert Einstein

Tema: Educação para a morte
Palestrante Maria Gabriela Parenti Bicalho, professora da UFJF

Tema: Sobre a morte e o morrer: perspectivas antropológicas
Palestrante Karenina Vieira Andrade, professora da UFMG

Mais informações: