Submissão de trabalhos pode ser feita até terça-feira

05 de setembro de 2019 - , , , ,

O 2º Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição da Faculdade de Medicina da UFMG prorrogou a data final, para 17 de setembro, das inscrições para submissão de trabalhos. Estudantes de graduação, pós ou de cursos de especialização podem enviar resumos relacionados à saúde auditiva, seja sobre audição, equilíbrio, cognição, genética ou reabilitação. Os interessados em participar do evento também já podem se inscrever (clique aqui).

Para submeter trabalhos, os interessados devem enviar os resumos em inglês pela página do evento, além de preencher o formulário de envio. Embora não seja necessário se inscrever no Simpósio para submeter resumos, a apresentação dos trabalhos só pode ser realizada por um participante inscrito.

A divulgação dos trabalhos selecionados acontece a partir de 20 de setembro. Os resumos serão avaliados nos critérios de originalidade, relevância científica, interpretação dos dados, coerência e aspecto formal.

Segundo estudo publicado em 2018, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas no mundo já possuem algum tipo de lesão auditiva – número que pode aumentar para 900 milhões até 2050. No estudo, a entidade também afirma que o risco afeta 50% da população de 12 a 35 anos de idade. O uso de aparelhos, como fones de ouvido, é um dos fatores de risco.

O Simpósio

O Simpósio é promovido pela Faculdade de Medicina em parceria com a Universidade Clermont Auvergne da França. O evento planeja expandir a abordagem da triagem auditiva, que também foi assunto da primeira edição, com foco na temática “Genética, cognição e tecnologia”.

Dessa forma, nos dias 28 e 29 de novembro, pesquisadores de renome internacional se reunirão no Conservatório de Música da UFMG para a realização de palestras, discussões e workshops sobre tecnologia e saúde auditiva. As atividades serão realizadas em inglês e português, contando com tradução simultânea, e são direcionadas a estudantes e profissionais das áreas de saúde, engenharia e educação.