Sisu prorroga inscrições até quarta-feira

UFMG oferece 6.309 vagas; MEC mudou forma de apresentação da classificação e das notas de corte

12 de abril de 2021 - , ,

Todos os candidatos classificados na sétima chamada devem fazer o registro na página do Sisu UFMG
Gabriel Araújo / UFMG

Foi prorrogado para às 23h59 desta quarta-feira, 14 de abril, o prazo para que os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 (realizado em 2021, em razão da pandemia) façam a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estudante que pretende concorrer a uma vaga na UFMG neste ano deve se inscrever.

A UFMG oferece 6.309 vagas em 79 cursos de graduação, e o candidato, ao fazer sua inscrição, exclusivamente on-line, deve estar atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. A seleção classificará estudantes tanto para o primeiro período letivo de 2021, cujas aulas começam no dia 17 de maio, quanto para o segundo, com aulas a partir de 13 de outubro.

Todo o processo de seleção de candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Enem. A previsão é de que os resultados da chamada única sejam divulgados nesta sexta-feira, 16 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula.

Cálculo de notas de corte: volta ao modelo pré-2020

Nesta edição, as notas de corte dos cursos ofertados e a classificação parcial dos candidatos voltarão a ser geradas e divulgadas no mesmo formato das edições dos anos anteriores a 2020.

Isso significa que a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção, evitando, assim, as inflações artificiais de notas de corte e as consequentes dificuldades de interpretação geradas pelo sistema do ano passado. Matéria no site do MEC explica em detalhes esse retorno ao modelo de cômputo original.

O total de vagas ofertadas nesta edição do Sisu chega a 206.609 mil para 5.571 cursos de graduação, distribuídos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O passo a passo do processo de acesso a uma das mais de 6 mil vagas oferecidas pela UFMG – detalhes do processo de candidatura, listas de espera, antecipação de entrada e acesso por modalidades de cotas etc. – está descrito nesta matéria.

(Ewerton Martins Ribeiro para o Portal UFMG)