Site disponibiliza informações para pacientes com endometriose
04 de agosto de 2015
Uma iniciativa de alunos do curso de Medicina pretende ampliar o acesso a informações sobre a endometriose. O site, criado pela equipe do Ambulatório de Endometriose e Dor Pélvica Crônica da UFMG, tem como objetivo informar a população sobre a doença.
O site foi criado por alunos que concluíram a participação em um projeto de extensão do Ambulatório e já está disponível para consultas, tanto de profissionais da saúde, quanto para a comunidade em geral.
Os alunos Fernanda Cotrim Stefanelli e Felipe Moratti Gilberto, ambos do 10º período, assumiram a página no ano passado. “Queremos aumentar a divulgação sobre a endometriose, muitas mulheres não sabem como o diagnóstico é feito ou onde conseguir informações. É uma doença sub-diagnosticada, principalmente pela falta de informações e a demora em buscar ajuda”, comenta Fernanda.
Para a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina e coordenadora da equipe multidisciplinar do Ambulatório de Endometriose e Dor Pélvica Crônica da UFMG, Márcia Mendonça Carneiro, o site pode ser uma ajuda para quem sofre com a doença. “Queremos que as pacientes tenham conhecimento do site, utilize as informações disponibilizadas. Trata-se uma doença benigna, mas que gera redução de qualidade de vida, dor e infertilidade. É uma doença pouco compreendida e muitas vezes não há direcionamento adequado”, explica.
O site pode ser acessado no endereço: http://endometriose-e-dorpelvicacroni.webnode.com/
O Ambulatório de Endometriose e Dor Pélvica Crônica da UFMG tem como objetivo divulgar o trabalho de assistência, ensino e pesquisa. O email para contato é o endometrioseufmg@gmail.com