Situação das vacinas, Sarampo e Mpox são abordados no Boletim Matinal de agosto


14 de agosto de 2025 - , , ,


O Boletim Matinal do mês de agosto trouxe novas informações sobre o Brasil voltar para a lista de países com mais crianças não vacinadas no mundo, depois de deixar a lista em 2023. Outro destaque, é para uma diretriz recém publicada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, que aponta que vacinas contra gripe, Covid-19 e penumococo, disponíveis no SUS ajudam a reduzir o risco de infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e agravamento da insuficiência cardíaca. O boletim também alerta para 16 casos de sarampo confirmados e outros 14 sendo investigados no Tocantins.

As notícias mundiais destacam estudo responsável por identificar que as vacinas reduziram o número de mortes e infecções em 60% durante um período de 23 anos. O boletim também aborda o panorama geral da mpox, antes chamada de MokeyPox.

Além disso, o artigo de revisão foi o texto “Doxiciclina para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis bacterianas nos EUA: resultados finais do estudo DoxyPEP e extensão aberta”. Além de destacar a doença Riquetsiose, no Brasil conhecida como Febre Maculosa, doença infecciosa grave.

Confira o Boletim do mês de agosto

Boletim Matinal

Criado em abril de 2020, a ação publicou boletins diários sobre a situação epidemiológica da Covid-19, divulgando dados confiáveis, notícias e artigos com análises do cenário. O material conta com supervisão de professores da Faculdade de Medicina. Em novembro de 2021, as edições passaram a ser publicadas segunda, quarta e sexta-feira.

A iniciativa foi originada no projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado.