Sou calouro: e agora?
06 de março de 2015
Novos estudantes recebem conselhos e conhecem a realidade acadêmica da Faculdade
Os novos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG foram recebidos nesta semana, nas recepções de Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Medicina. “Estar na universidade é muito diferente que do colégio. Nossa formação é embasar cientificamente e o conhecimento muda o tempo todo”, ressaltou a professora de Patologia Geral no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Paula Peixoto, em palestra aos calouros do curso de Medicina na última quinta-feira, 5 de fevereiro.
Numa programação de boas-vindas mais extensa, os novos alunos da Medicina conheceram as diversas entidades do curso, as vivências de um profissional de medicina e descobriram o que é ser um calouro da Faculdade.
Mesmo com toda a carga de trabalho que o ensino irá proporcionar, os estudantes foram orientados a manter suas “vidas sociais”. “Esses serão os melhores anos da vida de vocês. Aproveitem tanto o conhecimento acadêmico quanto esse período de celebração e amizade”, aconselhou a aluna do segundo período do curso, Dani Melo.
ICB e conselhos de um recém-formado
O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) presta aulas a todos os cursos da área da saúde e será onde os novos alunos da Medicina obterão grande parte do conhecimento até o 4º período do curso. “Vocês vão conviver com muita pesquisa. Aproveitem esse contato com pesquisadores, a vivência de laboratório”, acentuou a professora Paula Peixoto.
Para Brenda Godoy, médica formada em 2014, é preciso deixar preconceitos de lado. Ela explica que, quanto mais cedo isso acontecer, melhor será a compreensão do paciente e a medicina exercida. “E lembrem-se de cuidar de si mesmos: de nada adianta passar noites sem dormir, por exemplo. Só assim vocês conseguirão cuidar dos outros”, acrescentou.
A ex-aluna também ressaltou que nem sempre aquele que lê os melhores livros ou tem os melhores professores será o melhor médico.”O melhor médico é o que sabe lançar um olhar diferenciado ao seu paciente”, declarou.
Projetos de extensão e ligas também foram citados como caminhos aos alunos. O Diretório Acadêmico, por exemplo, conta com um coordenador de ensino que dedica atenção àqueles que desejam ser professores futuramente. “A UFMG só é uma faculdade de excelência por causa de seus alunos e, agora, por causa de vocês”, frisou Brenda Godoy.