Tarcizo Nunes recebe quadro na galeria de diretores


15 de junho de 2018


Humberto José Alves e Tarcizo Afonso Nunes. Foto: Carol Morena.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, gestão 2014-2018, Tarcizo Afonso Nunes, recebeu um quadro na galeria de retratos dos diretores da Unidade, homenagem que é tradição ao final de cada gestão. O descerramento do quadro foi realizado na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, na sala da Diretoria da Faculdade.

Tarcizo Nunes foi vice-diretor da Unidade por duas gestões consecutivas (2006-2010 e 2010-2014) e diretor na gestão 2014-2018. Para Tarcizo, o quadro registra sua passagem como diretor da Faculdade. “Nesta galeria tem os retratos de 19 diretores que me antecederam, desde Cícero Ferreiro, até o professor Francisco José Penna. É uma honra para mim constar de uma galeria onde se encontram retratos de pessoas que realmente deixaram marcas indeléveis nessa instituição”, comentou.

“Penso que os retratos, uma vez postos na parede, são para sempre, pois eternizam as pessoas. Entretanto, julgo importante reafirmar que a Faculdade de Medicina da UFMG é e sempre será maior do que seus diretores, por mais importantes que eles tenham sido”, destacou Tarcizo. “O sentimento que eu tenho aqui hoje é um misto de orgulho, sensação de dever cumprido e muita gratidão a todos da comunidade desta instituição”, finalizou.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves, lembrou da personalidade altruísta de Tarcizo, que acolhe e que gosta de ajudar. Segundo ele, a homenagem é um reconhecimento a uma pessoa que foi importante na construção da história da Faculdade. “Estamos agora com 107 anos, por aqui passaram pessoas cujo objetivo principal foi manter a história que será levada além do indivíduo”, destacou.

Para a vice-diretora da Faculdade, Alamanda Kfoury Pereira, o professor Tarcizo foi responsável por harmonizar os núcleos, setores e departamentos em sua gestão. “Eu pude me espelhar na figura do professor, em especial, sua capacidade de pacificar, capacidade de escuta, capacidade administrativa de gerir com tanta sensibilidade, ouvindo a todos, tentando o melhor para a maioria”, lembrou.

O quadro é uma obra do artista plástico José Maria Ribeiro. A homenagem foi acompanhada por professores, servidores técnicos administrativos em educação, funcionários e amigos e familiares do professor Tarcizo. Os presentes também puderam prestar suas homenagens durante o encontro.

Confira as fotos:
Fotos – Carol Morena.