‘Tempos presentes’ debate contribuição das universidades na pesquisa de vacinas

Evento on-line nesta quarta reunirá pesquisadores envolvidos em testes de imunizantes contra a covid-19

28 de julho de 2020 - , , , , ,

Pesquisadora no CT Vacinas, que estuda um imunizante de caráter bivalente. Foto: Reprodução / TV UFMG

A UFMG realiza nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 14h, mais uma edição do ciclo de conferências e seminários Tempos presentes. Pela primeira vez em formato online, o evento debaterá as contribuições das universidades brasileiras no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

Três pesquisadores vão participar das discussões: a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Soubhi Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, Mauro Teixeira e Flávio Guimarães da Fonseca, ambos da UFMG. Tanto a Unifesp quanto a UFMG estão envolvidas em projetos de desenvolvimento e testes de vacinas contra o novo coronavírus, inclusive em parceria com instituições estrangeiras de pesquisa.

O debate será transmitido pelo YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e pela TV Assembleia, com tradução simultânea em Libras, realizada pela equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

De acordo com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que também vai participar do debate, além de discutir e apresentar o que já existe de concreto em relação ao desenvolvimento de agentes vacinais capazes de combater o novo coronavírus, esta edição do ciclo Tempos presentes vai destacar o quanto as universidades públicas brasileiras têm atuado de forma ativa na solução de questões que afligem e angustiam a sociedade.

“As universidades públicas sempre mobilizaram esforços para enfrentar problemas em diversas áreas da vida. A própria UFMG desenvolveu um trabalho um trabalho muito importante em logo após o rompimento das barragens da Vale, em Mariana e Brumadinho. Nossa mobilização foi reconhecida em todo o país”

Sandra Goulart

Iniciado no ano passado, o ciclo Tempos presentes busca, segundo a reitora da UFMG, debater “questões urgentes, que nos desafiam e colocam valores e comportamentos em xeque”.

Confira mais informações no site da UFMG.

(Centro de Comunicação da UFMG)